24 março, 2008

Visite as Sete-Fontes, Ajude a divulgar antes que seja tarde...

“Primeiro vieram buscar os ciganos e eu não me importei porque não era cigano; depois vieram buscar os judeus e também não me importei porque não era judeu; a seguir os comunistas, depois os liberais e os católicos, e não protestei porque não era comunista, nem liberal, nem católico; e quando me vieram buscar a mim já não havia ninguém para me defender!

Depois veio a Câmara de Braga e trouxe os empreiteiros. As fontes secaram e da terra brotaram prédios como se fossem cogumelos.




21 março, 2008

Conferências de imprensa & telemóveis

Mesquita Machado, recentemente, numa Conferência de Imprensa acusou os jornalistas de estarem ligados por telemóvel com a Oposição. Como se tal não bastasse, obrigou-os a desligar os seus télélés e a colocá-los em cima da mesa durante a sua intervenção. Segundo consta, todos obedeceram. Lindos meninos.
Mas o Homem não deixa de ter razão.
O que se passou com o caso do telemóvel no Carolina Micaelis, foi uma enorme falta de cultura democrática por parte dos alunos do 9º ano. Com esta atitude preventiva, o nosso Edil conseguiu evitar a tempo possíveis comportamentos pouco ortodoxos. Depois ainda dizem que em Braga há défice democrático.
Já imaginaram um jornalista a implorar-lhe, devolva-me o telemóvel, Já!! E os restantes colegas a intervirem dizendo: olha que o homenzinho vai cair!!!???…

Assim, para a próxima conferência de imprensa, aconselhamos os senhores jornalistas levarem uma venda para taparem os olhos, um par de tampões para os ouvidos e um adesivo para a boca, de forma que o Senhor Presidente possa falar à vontade perante todos aqueles que não podem ver, ouvir e falar.

07 março, 2008

Vamos às Sete-Fontes? A Visita a preocupação


Hoje na blogosfera e na imprensa regional, o futuro das Sete-Fontes volta a ser motivo de preocupações e notícia de primeira página (ver aqui, aqui e aqui, entre outros).
Muitos bracarenses não conhecem tal maravilha, mas ficariam contentes se alguém os levasse até lá.
Pois bem. Numa altura em que se convocam manifestações via e-mail e via sms, fica lançado o desafio aos colegas blogers, no sentido de se promover uma visita às Sete-Fontes: A visita da preocupação.
Esta seria uma forma dos bracarenses melhor conhecererm a situação em que (ainda) se encontra este maravilhoso complexo monumental.
Assim, se esta proposta for bem acolhida perante a comunidade, poderiamos convidar alguém para nos presentear com uma pequena palestra in situ.
Vamos a isto?

01 março, 2008

"Procissão da burrinha - o enterro do professor"

As tradicionais procissões associadas às solenidades da Semana Santa, parecem ter sido antecipadas em cerca de 3 semanas, tendo-se iniciado com a “procissão da burrinha - o enterro do professor”. A burrinha não desfilou. Apesar de se ter quedado lá pela 5 de Outubro, esteve presente nos corações de todos os participantes, tal como se podia ler no rosto de cada um.
Foi isso que aconteceu esta noite em Braga. Cerca de 5000 professores do ensino básico e secundário, deram corpo a numa vigília, percorrendo várias artérias do centro da urbe, num cortejo que demorou uma boa meia hora a passar, tendo como destino final a Praça do Município, que pareceu pequena para acolher tantos manifestantes (ou melhor 5000 sindicalistas e comunistas nas palavras sábias de José Sócrates).
Foi uma daquelas manifes convocadas por sms e e-mail, obviamente sem conhecimento nem consentimento prévio do Governador Civil (ninguém vai preso). A desobediência pública apenas mostra a força do povo.
Entoaram-se palavras de ordem como já não se ouvia há 30 anos nesta cidade: “o povo é quem mais ordena”, “a escola não é tua, ministra para a rua” entou-se a Grândola, fazendo lembrar as manifes do tempo do PREC.
Das rosas prometidas, apenas deram os paus com espinhos. Quer queiramos quer não, estas manifestações que se estão a verificar um pouco por toda a parte, numa espécie de reacção em cadeia, estão a ter um enorme impacto na comunicação social. Não têm organizadores e o seu efeito de bola de neve torna-as irreversíveis e de consequências imprevisíveis. São um pequeno teste para a grande concentração de professores a realizar no próximo dia 8. Certamente que o impacto ainda será maior, a não ser que José Sócrates demita a ministra (autêntico erro de casting) no dia 7, numa tentativa de desmobilizar esta mega manifestação, antes que ela se torne uma manifestação contra o governo e não só contra a Ministra da Educação.