30 agosto, 2008

Secretário de Estado veio a Braga mentir despudoradamente

Enquanto tomava o meu cafezinho matinal e fazia a ronda diária pela imprensa regional, fiquei deveras surpreendido com a notícia publicada no Diário do Minho (29 de Agosto), da qual transcrevemos alguns parágrafos:

Governante justifica redução de fogos na eficiência na cadeia de comando


O Secretário de Estado da Protecção Civil, José Miguel Medeiros, afirmou ontem (28 Agosto) em Braga que a diminuição, este ano, dos incêndios florestais deve-se ao «magnífico trabalho de cooperação» existente entre as várias estruturas distritais e a autoridade nacional da Protecção Civil.

José Medeiros, que falava aos jornalistas antres da reunião com o Comando Distrital de Operações de Socorro vincou «a eficácia» que resulta de um modelo de organização assente «numa cadeia de comando único». sic.
___"___
Como sabem, Agosto terminou e a chuva ainda não nos largou.
Este Senhor Secretário de Estado parece ter o dom de dominar as forças da natureza, de interceder junto do S. Pedro (o tal do comando único), para que os Verões passem a ser frescos, húmidos e preferencialmente, com muita chuva (como no presente ano), de forma que os planos do Governo contra os incêndios florestais funcionem na sua plenitude.

Haja um pouco de vergonha nessa cara, senhor Meireles!!!! Mais mentirosos na nossa terra? Já temos e de sobra....

No fundo, isto vem dar razão à velha história alentejana:
Um grupo de políticos, no final de mais uma legislatura, decidiu organizar uma excursão ao Algarve.
Ao passar no Alentejo, o autocarro onde seguiam, despistou-se e foi embater num enorme e velho sobreiro.
Passadas duas horas, passou um jornalista de moto, viu o aparato e perguntou a um alentejano que se encontrava no local:
- Boa tarde amigo, então o que é que se passou por aqui?
- Está vendo aquele autocarro todo destruído? estava cheio de políticos, e despistou-se contra o chaparro.
- E os políticos, onde estão?
- Enterrei-os a todos.
- Mas....estavam todos mortos?
- Alguns diziam que não, mas o senhor sabe muito bem como são os políticos....

23 agosto, 2008

No meio de tanto desespero até vai prometer o céu...




Desta forma, não é de admirar que brevemente surjam novas promessas para o povo bracarense, prometendo-lhe mundos e fundos e até o céu, apesar de inacessível.

Assim, o Bracara Angústia apresenta em primeira mão algumas possíveis propostas de MM para Braga, a serem executadas (???) até Setembro de 2009, todas elas visando enorme economização de dinheiros públicos:
- Construção de um Jardim Zoológico: com garantia de lotação esgotada.
- Construção do Portugal dos Pequenitos de Braga, para poupar dinheiro com os netos.
- Construção de um Santuário de Fátima no Sameiro, para poupar dinheiro com os passeios de reformados (obra em parceria com Fátima Felgueiras).
- Construção de um Santo(n)inho, para poupar dinheiro com as reentrées políticas do PS Braga e as festas de Natal dos funcionários da câmara.
- Construção de uma nova ponte sobre o rio Este, para facilitar a mobilidade dos cidadãos rumo ao parque urbano do Picoto.
- Candidatura de Braga a Património da Humanidade, já que a "capital europeia da cultura" fugiu para Guimarães...
- Construção de um centro de formação de Assessores políticos, para evitar comentários idênticos aos do atleta Marco Fortes e outros (tipo tesourinhos deprimentes) que recebemos diariamente na nossa caixa de correio electrónico.
- Construção de um centro de alta competição de canoagem no concelho de Vila Verde, para selecção do próximo candidato a "mandatário para a Juventude" da campanha de Mesquita Machado às eleições de 2009.
- Por fim, a proposta mais séria, a tal excepção que confirma a regra: prolongamento do túnel da Av. da Liberdade. Devido à importância dos vestígios da necrópole romana (esqueletos que brotavam do solo), a obra só será iniciada aquando da conclusão dos estudos arqueológicos, de forma a salvaguardar (????) o património romano. Assim, a empresa vencedora do concurso (2,903 M€), poderá ser compensada financeiramente pelo atraso da obra e, desta forma poder receber um valor entre os 7,809 e 7,901 milhões, valores estes apresentados pelas concorrentes preteridas no concurso.

17 agosto, 2008

Save Miguel and save our tinto

Para os bons apreciadores do precioso néctar, torna-se angustiante ver a rolha de cortiça ser substituía por rolhas de plástico, silicone, etc...
Save Miugel and Save our Tinto



In cork, we trust!
http://www.savemiguel.com/miguel.html

05 agosto, 2008

Bracarenses amantes da sua terra: esqueleto recuperado

O prometido é devido....
Há cerca de 3 anos circulou por Braga, um panfleto (que virou esqueleto) da autoria dos “Bracarenses amantes da sua terra”, que, com as devidas vénias reeditamos alguns excertos do seu conteúdo, abreviando, como é óbvio, os nomes de algumas figuras e figurões intervenientes no processo.
Por fim, convidamos o leitor a fazer uma comparação com a situação actual e a encontrar o que mudou, quem mudou e onde mudou, se é que algo mudou….a não ser as negociatas que são outras, como é óbvio.

Quem estiver interessado numa cópia do esqueleto original, basta fazer a solicitação via e-mail:



Liberdade para Braga


…..Passados 30 longos anos da conquista da liberdade, há jovens bracarenses que não tiveram oportunidade de conhecer outro poder autárquico senão o socialista.
……
Está no fim o tempo dos que, do nada, ficaram ricos à custa da política. São vereadores, administradores de empresas municipais, fiscais de obras, alguns engenheiros e alguns arquitectos que se passeiam em Mercedes todo de gama (mulheres e filhos incluídos), com casas na praia, iates e motos de água.

Está no fim o reinado daqueles que fizeram de Braga uma cidade sitiada, à custa de uma gestão urbanística desastrosa, aberta à especulação imobiliária, que privilegiou a prosperidade dos empreiteiros em prejuízo da defesa do interesse geral da população.

Chegou a hora de acabar com as alterações à pressa do PDM sempre que surge um negócio chamado Quinta dos Peões. Como chegou a hora de alguns vereadores e engenheiros ganharem 20.000 contos por cada alteração do PDM.

Como chegou a hora de alguns empreiteiros comprarem terrenos por menos de um milhão de contos e passados 4 anos valerem cinco milhões, mesmo sabendo que o PDM, neles, não permitia qualquer construção urbana.

Chegou a hora de dizer basta à privatização de espaços públicos para benefício de interesses privados em prejuízo do interesse público e social.

Chegou a hora de denunciar os sinais exteriores de riqueza que o presidente da Câmara, os vereadores e alguns funcionários da autarquia ostentam, incompatíveis com os salários.

Chegou a hora de dizer ao presidente da Câmara que não pode continuar a comprar jornalistas para com ele dizerem amém e acabar com o controlo que o presidente da Câmara tem sobre os meios de comunicação social, com destaque para o Correio do Minho. Qualquer expressão do natural direito à diferença é vista por Mesquita Machado como uma ameaça que é preciso abater.

Chegou a hora de acabar com os tachos dos reformados (DR, C, BA, JG, VP ….) e com requisições de professores para desempenhar cargos políticos. Haverá alguém em Braga com filhos desempregados que ainda vote Mesquita Machado depois de saber que paga a estes senhores mais de 300 contos por mês?

Chegou o tempo de dizer basta às negociatas como o recente casos dos 200 contos mensais que a Câmara Municipal para de renda ao filho do presidentes….ou o negócio do Astória…. E do Sabão Rosa…. E dos terrenos do Vale de Lamaçães….e dos terrenos adjacentes ao Estádio Municipal.

Chegou a hora de dizer chega aos arranjinhos que alguns vereadores têm no mundo empresarial. Pergunte-se ao Dr. AB – actual secretário de estado – em que nome está o Registo de Propriedade do seu BMW.

Chegou a hora do fisco apertar o cerco a muitos senhores que engordaram à custa do poder socialista (Senhores AF, L, L e fiscal A). E que dizer do senhor NR, actual administrador da AGERE que nas negociatas ultrapassas o ex-vereador NG.

Chegou a hora de dizer basta aos concursos públicos abertos pela Câmara Municipal para cujas vagas já antecipadamente se sabe quem vai entrar.

Chegou a hora de dizer basta a um presidente.

Chegou a hora do Ministério Público não deixar cair em saco roto as suspeitas que pairam no ar e que os rumores que por aí circulam fiquem sem investigação.

Chegou a hora, finalmente, de dizer basta a esta gestão socialista.

Bracarenses amantes da sua terra (Setembro de 2005)

01 agosto, 2008

E recordar é viver...

Não é só o Presidente da República que interrompe as férias para falar ao país. Problemas idênticos também surgem, se bem que a uma escala ainda que muito menor....
Lembram-se da famosa música do Vítor Espadinha?

E recordar é viver....

Pois é, valores mais altos se alevantam...

Brevemente no Bracara Angustia...

PS: NÃO VAI SER KARAOKE