05 agosto, 2008

Bracarenses amantes da sua terra: esqueleto recuperado

O prometido é devido....
Há cerca de 3 anos circulou por Braga, um panfleto (que virou esqueleto) da autoria dos “Bracarenses amantes da sua terra”, que, com as devidas vénias reeditamos alguns excertos do seu conteúdo, abreviando, como é óbvio, os nomes de algumas figuras e figurões intervenientes no processo.
Por fim, convidamos o leitor a fazer uma comparação com a situação actual e a encontrar o que mudou, quem mudou e onde mudou, se é que algo mudou….a não ser as negociatas que são outras, como é óbvio.

Quem estiver interessado numa cópia do esqueleto original, basta fazer a solicitação via e-mail:



Liberdade para Braga


…..Passados 30 longos anos da conquista da liberdade, há jovens bracarenses que não tiveram oportunidade de conhecer outro poder autárquico senão o socialista.
……
Está no fim o tempo dos que, do nada, ficaram ricos à custa da política. São vereadores, administradores de empresas municipais, fiscais de obras, alguns engenheiros e alguns arquitectos que se passeiam em Mercedes todo de gama (mulheres e filhos incluídos), com casas na praia, iates e motos de água.

Está no fim o reinado daqueles que fizeram de Braga uma cidade sitiada, à custa de uma gestão urbanística desastrosa, aberta à especulação imobiliária, que privilegiou a prosperidade dos empreiteiros em prejuízo da defesa do interesse geral da população.

Chegou a hora de acabar com as alterações à pressa do PDM sempre que surge um negócio chamado Quinta dos Peões. Como chegou a hora de alguns vereadores e engenheiros ganharem 20.000 contos por cada alteração do PDM.

Como chegou a hora de alguns empreiteiros comprarem terrenos por menos de um milhão de contos e passados 4 anos valerem cinco milhões, mesmo sabendo que o PDM, neles, não permitia qualquer construção urbana.

Chegou a hora de dizer basta à privatização de espaços públicos para benefício de interesses privados em prejuízo do interesse público e social.

Chegou a hora de denunciar os sinais exteriores de riqueza que o presidente da Câmara, os vereadores e alguns funcionários da autarquia ostentam, incompatíveis com os salários.

Chegou a hora de dizer ao presidente da Câmara que não pode continuar a comprar jornalistas para com ele dizerem amém e acabar com o controlo que o presidente da Câmara tem sobre os meios de comunicação social, com destaque para o Correio do Minho. Qualquer expressão do natural direito à diferença é vista por Mesquita Machado como uma ameaça que é preciso abater.

Chegou a hora de acabar com os tachos dos reformados (DR, C, BA, JG, VP ….) e com requisições de professores para desempenhar cargos políticos. Haverá alguém em Braga com filhos desempregados que ainda vote Mesquita Machado depois de saber que paga a estes senhores mais de 300 contos por mês?

Chegou o tempo de dizer basta às negociatas como o recente casos dos 200 contos mensais que a Câmara Municipal para de renda ao filho do presidentes….ou o negócio do Astória…. E do Sabão Rosa…. E dos terrenos do Vale de Lamaçães….e dos terrenos adjacentes ao Estádio Municipal.

Chegou a hora de dizer chega aos arranjinhos que alguns vereadores têm no mundo empresarial. Pergunte-se ao Dr. AB – actual secretário de estado – em que nome está o Registo de Propriedade do seu BMW.

Chegou a hora do fisco apertar o cerco a muitos senhores que engordaram à custa do poder socialista (Senhores AF, L, L e fiscal A). E que dizer do senhor NR, actual administrador da AGERE que nas negociatas ultrapassas o ex-vereador NG.

Chegou a hora de dizer basta aos concursos públicos abertos pela Câmara Municipal para cujas vagas já antecipadamente se sabe quem vai entrar.

Chegou a hora de dizer basta a um presidente.

Chegou a hora do Ministério Público não deixar cair em saco roto as suspeitas que pairam no ar e que os rumores que por aí circulam fiquem sem investigação.

Chegou a hora, finalmente, de dizer basta a esta gestão socialista.

Bracarenses amantes da sua terra (Setembro de 2005)

5 comentários:

Anibal Duarte Corrécio disse...

Caro Zé de Braga ! Lembro-me muito bem desse folheto, a que lhe faltam as tais partes...Não mo poderia enviar?(bragamaldita@gmail.com) É que já nem sei onde o coloquei : no dossier dos corruptos ? no dossier dos casos a enviar para o ministério público ? ou num triste dossier intitulado GRANDE PROTECÇÃO que tem algumas teias de aranha e que de tão volumoso foi para a garagem ?
Um abraço...maldito ?

Zé de Braga disse...

Caro Aníbal, terei todo o prazer em enviar a cópia do original.
Aliás, nunca imaginava receber tantos pedidos de tal "esqueleto". Talvez o catálogo da "La Redoute", possa concorrer conosco em matéria de solicitações.
Abraço angustiado

Bracarenses Amantes disse...

Sr. Zé de Braga ! Serve para comunicar que estamos em http://liberdadeparabraga.blogspot.com/ para o que der e vier.Fonte de inspiração brotou daqui. Reconhecidas. Bracarenses.Amantes

Anónimo disse...

CAOS NOS BOMBEIROS DE BRAGA VAI PROVOCANDO VÍTIMAS.

CORREIO DO MINHO DE HOJE:

"A família de Manuel Gomes mostrou-se revoltada com a acção dos bombeiros que, segundo afirmam, só chegaram ao local quarenta minutos após a comunicação do acidente. “Não se justifica telefonar para os bombeiros ás 08.30 e estarmos até às 9.10 à espera. Quando chegaram não fizeram nada! Com muita calma, chegaram próximo do local, puseram-se a olhar. Entretanto, chegou outro carro dos bombeiros, fizeram exactamente a mesma coisa. Ficaram todos olhar, de mãos atadas. Não vieram prevenidos com nada!”, diz um irmão da vítima.

Os Bombeiros Sapadores de Braga foram os primeiros a chegar o local e, segundo o comandante da corporação, dadas as dificuldades encontradas devido ao entulho arrastado com a queda, tiveram necessidade de chamar outra equipa de intervenção."

A vergonha continua.Desta vez os bombeiros de Braga não tinhan equipamento nem formação para socorrer uma pessoa de um poço e toca a chamar bombeiros de duas aldeolas vizinhas, Taipas e Amares.
Felizmente a este o Cerqueira e o Machado não pediram que pagasse o serviço.
E assim continuamos amigo Aníbal.
Pena é que nem o Dr Ricardo Rio diga uma única palavra. Se calhar ficava mal falar contra o Machado da coligação.
Do Mesquita e do bardamerdas do Malaínho já nada se espera portanto nem desses falo.
Enquanto isso vão-se enchendo umas piscinas ali para os lados de Nogueiró e Palmeira.

Bracarenses Amantes disse...

Talvez um dia destes pudéssemos dar um mergulho numa