12 agosto, 2007

Que báculo Peculiar, D. João....

Há alguns anos a esta parte, foi edificada uma estátua em honra de D. João Peculiar, eminente arcebispo bracarense que desempenhou um papel relevante na independência deste país à beira mar plantado.....
Lá que ele os tenha tido no sítio para convencer as hostes do Vaticano a reconhecerem a independência de Portugal face a Espanha, muito bem....agora que procurem simbolizar tal poder no "peculiar báculo" com que o brindaram, isso não sei ...
Uma coisa é certa: perante a rapaziada cá do burgo, já é conhecido pela alcunha de "Arcebispo piroca"
Pelos vistos, parece que é uma forma de alguns conhecerem a história da cidade de Braga.

3 comentários:

Anónimo disse...

Após uma passagem pelo "Bracara Angústia", nem queria acreditar no que vi e no que li. Segui a máxima de São Tomé - ver para crer - e, há bem poucos dias desloquei-me ao local para presenciar "in loco" (e fotografar) tão insólita obra d'arte.
Hoje, o Diário do Minho dedica uma página ao "peculiar báculo de D. João" (perdoem-me o plágio).
Parabéns ao Bracara Angustia por ter contribuido para que todos os "Zés de Braga" menos atentos, passem a olhar para a nossa cidade com olhos de ver, de forma a não aceitarem com passividade tudo aquilo que nos tentam impingir mesmo quando utilizam expedientes algo subtis (incentes?).
Cada vez mais me convenço que a blogosfera poderá ajudar a mudar o rumo da nossa cidade.
J. Coutinho

Anónimo disse...

Mas porque será que um pequeno post num pequeno blogue teve tanto impacto na comunicação social. Ou será que o autor bdeste blogue é um profissional da informação
A.M.Pinto

Maria Teresa disse...

De um momento para o outro, o báculo peculiar, passou a ser figura de cartaz na cidade dos arcebispos.
Após uma atenta passagem por cerca de duas dezenas de blogues supostamente bracarenses, o Bracara Angustia pareceu-me o que divulgou a famosa notícia, no dia 12 do corrente mês.
Seguidamente, a bomba rebentou....os rumores comfirmaram-se, surgem as notícias, surgem os espantos e, o nosso Mesquita Machado, mais uma vez adoptou a política da avestruz numa tentativa frustrada de sacudir a água do capote. Porém, não conseguiu difarçar o mal estar causado pelo embróglio (desculpem, pelo báculo).
Logo de seguida, o Bracara Angustia e o Bragaparks,foram os únicos que prestaram com exctidão e rigor, todos os esclarecimentos acerca da origem de tal famosa escultura fálica, que o dito senhor mandante dizia desconhecer.
Sinto-me envergonhada, pois poderiamos pensar que tal escultura fosse uma manifestação de fertilidade, mas pelos vistos, já nem o viagra o transformará num menir alentejano, nem tão pouco num croquete das frigideiras do cantinho.