27 agosto, 2007

Para quem não sabe quem foi o autor do Báculo Peculiar...especialmente para o Sr. Presidente da CMB

Não percebo nada. As pessoas não têm memória nenhuma! Dizem os jornais que o nosso inefável Senhor Presidente da Câmara não sabe se foi a “sua” câmara que comprou o tal bicho (perdão, com uma Daquelas temos que lhe chamar Senhor Bicho) ou se foi o seu grande amigo. Afinal que controle é que ele tem sobre esta cidade???

E outra coisa: não se lembram que este plinto esteve uns tempos plantado no Largo… D. João Peculiar, claro, ali ao lado da Sé e da Misericórdia? Porque carga de água é que foi “desterrado” para aquele sítio?

E ainda outra coisa que, pelos vistos, os jornais parece que também não sabem: o escultor foi o Raúl Xavier, sim, o mesmo que fez o papa-laranjas, ali na Senhora a Branca e aqueles mastronços que estão há 50 anos no Sameiro a evitar que as pessoas possam entrar com os seus carros na igreja! Grande religião ele tem!!!

Será que o vão tirar de lá? Eu não quero, não aceito. É que me irá servir de cartaz para no próximo ano fazer uma ExpoSexo, como a de Lisboa e Portimão. Embora, verdade, verdade se diga, que tenho um certo medo que as actrizes que quero convidar tenham medo de vir(-se) ao ver a cabeça (e não só) de cartaz.

4 comentários:

Anónimo disse...

Um símbolo, sinal dos tempos.
D. João Peculiar, arcebispo que coroou D. Afonso Henriques, foi esculpido com um báculo que lembra um pénis. Esta escultura é um sinal dos tempos, harmoniza-se com a pos-modernidade e está-se a tornar num cartão de visita da Cidade dos Arcebispos. E, com alguma razão, já há quem pense que Braga entrou numa concorrência desleal com Caldas da Rainha.

Penso que as conotações monárquicas entre D. Afonso Henriques e a Rainha deveriam ser aprofundadas para colmatar as falhas do ensino de História, em Portugal.

Lembremo-nos, por exemplo, dos contributos que arqueólogos e antropólogos deram à compreensão da história dos povos primitivos com a descoberta de imensos falos entre as ruínas das antigas civilizações maia e azteca, no México, na América Central e América do Sul e, mais recentemente, na Europa e Ásia. A queda de tais civilizações ficou explicada!

O báculo (ou, já que traz um perservativo na ponta, "o fálaco") do Arcebispo pode e deve tornar-se no símbolo peculiar do amor que levou à fundação de Portugal e na senha que nos ajuda a compreender o desígnio que Sócrates encontrou para as premonitórias palavras de Fernando Pessoa: "Falta cumprir-se Portugal!". Retirado do blog margem esquerda

Anónimo disse...

Normalmente, os monumentos megalíticos com motivos fálicos, apresentavam os ditos cujos virados para cima e não para baixo como é o caso...

Anónimo disse...

Normalmente, os monumentos megalíticos com motivos fálicos, apresentavam os ditos cujos virados para cima e não para baixo como é o caso...

ATE A FAMA DO NORTE SE PERDE AGORA NADA SE LEVANTA TUDO CAI,
AQUILO QUE ESTA DE PE E PARA BEM DOS MUNICIPES (CLARO....NAO DO PRESIDENTE...)DEITA-SE ABAIXO.

Pedro Morgado disse...

Na sondagem falta a opção: colocá-la na praça com o nome do Bispo!