21 março, 2008

Conferências de imprensa & telemóveis

Mesquita Machado, recentemente, numa Conferência de Imprensa acusou os jornalistas de estarem ligados por telemóvel com a Oposição. Como se tal não bastasse, obrigou-os a desligar os seus télélés e a colocá-los em cima da mesa durante a sua intervenção. Segundo consta, todos obedeceram. Lindos meninos.
Mas o Homem não deixa de ter razão.
O que se passou com o caso do telemóvel no Carolina Micaelis, foi uma enorme falta de cultura democrática por parte dos alunos do 9º ano. Com esta atitude preventiva, o nosso Edil conseguiu evitar a tempo possíveis comportamentos pouco ortodoxos. Depois ainda dizem que em Braga há défice democrático.
Já imaginaram um jornalista a implorar-lhe, devolva-me o telemóvel, Já!! E os restantes colegas a intervirem dizendo: olha que o homenzinho vai cair!!!???…

Assim, para a próxima conferência de imprensa, aconselhamos os senhores jornalistas levarem uma venda para taparem os olhos, um par de tampões para os ouvidos e um adesivo para a boca, de forma que o Senhor Presidente possa falar à vontade perante todos aqueles que não podem ver, ouvir e falar.

9 comentários:

Anónimo disse...

Vivó o Chico!

Anónimo disse...

Un escritor da Galiza adicou en 1917 un poema aos estudantes de Portugal. Nos versos fala de Braga:


http://www.radiofusion.eu/rfusion/emisoras/portugal/cabanillas_irmans_no_sentimento_saudoso

Sérgio Costa disse...

Um telemovel para um jornalista é um pouco mais importante do que para um aluno. Apesar disso, conconcordo com a medida do Presidente.
Tanto se fala nesta situção da aluna. Não esquecer que o exemplo vem de cima, cabe tambem aos professores seguir o bom exemplo e desligar o telemovel antes de darem uma aula.

Zé de Braga disse...

Caro Sérgio Costa:
Quanto à importância do telemóvel para o aluno ou para o jornalista, dou-lhe o benefício da dúvida.
No entanto, não percebi a ligação entre o telemóvel do professor e a exigência de MM na conferência de imprensa...
Seria bom ser mais claro e objectivo, de forma a não dar origem a opiniões dúbias.
Cumprimentos

Sérgio Costa disse...

É simples meu caro. Muitos professores, que dizem ser bons, condenam o acto desta aluna mas interrompem uma aula para atender e fazer chamadas. Não ponho todos no mesmo saco mas existe uma grande parte que o faz. Antes de exigirem deviam dar o exemplo.

cumprimentos

Anónimo disse...

Quanto aos alunos, não me parece ser uma ferramenta de trabalho dentro de uma sala de aula, quanto aos jornalistas, é mesmo essencial.
Já agora informe-se melhor,pq foram poucos, muito poucos, os jornalistas que depositaram o telemóvel em cima da mesa de conferencias da CM Braga.
Obrigado

Braga Agora disse...

Porque é que não se coloca a questão, numa perspectiva mais interessante: a deontologia profissional de alguns jornalistas.

Exemplos. Aí vão alguns.

É lícito estar a gravar, no telemóvel, uma conversa sem avisar o visado que o está a fazer?

É correcto gravar uma conferência de imprensa de um adversário político ( o presidente) para depois fornecer esse conteúdo ao opositor (vereador da Oposição) que vai falar depois aos jornalistas?

Infelizmente, em todas as profissões, há bons, maus, sofríveis e muito bons. No jornalismo não há vacas sagradas mas há alguns que não merecem os direitos que têm — que a Lei lhes confere — porque não cumprem os seus deveres.

É pena que o "crime" deontológico compense. Ao que faz mau uso do telemóvel, ainda o havemos de ver a "assessor" municipal ou a director de um departamento qualquer das empresas municipais criado para ele próprio não fazer nada.

Quando isso acontecer, vai pecar por vulgaridade. Já outros o fizeram. Depois são os mesmos que enchem a boca a dizer que jornalista A ou B é um vendido só porque exprime determinados pontos de vista. Só fala quem tem que se lhe diga, diz o nosso povo. E é melhor ficarmos por aqui.

Anónimo disse...

Caro Braga-agora

Estou totalmente de acordo consigo.

Pedro Antunes Pereira

Anónimo disse...

O senhor Pedro ate pode concordar. Só é mau é que o senhor Braga-agora esteja a disseminar informções falsas, que não passam de especulação e maledicência.
Antes de se acharem donos da verdade e passarem as vossas tristes existências sentados em frente a um PC preenchendo tabelas de blogs, deviam preocupar-se em conhecer a verdade.
Se querem bricar aos jornalistas ou aos veiculadores de opiniões, cresçam e apareçam.
Se a vossa "verdade" contasse para alguma coisa, diriam-na de cara limpa e em meios de comunicação de massa, não em blogs gratituitos onde qualquer mulher-a-dias-não-sei-das-quantas-com-nome-igual-ao-de-uma-deusa-do-olimpo se pode registar e escrever o diário da sua pobre rotina... ;-)