27 dezembro, 2009

Proibido fumar....só para alguns

acto nº 1

From: Anibal Acacio
Date: 2009/12/16
Subject: DENÚNCIA - AGERE - EMPRESA DE ÁGUAS DE BRAGA
To: correio.asae@asae.pt
Cc: cartas@correiomanha.pt, redaccao@diariodominho.pt


DENÚNCIA DE COMPORTAMENTO ILEGAL DE DIRECTOR-GERAL DE EMPRESA MUNICIPAL DE BRAGA

Exmº Senhor
Presidente da ASAE

Venho desta forma, denunciar o comportamento no mínimo impróprio, mas, sem dúvida ilegal e indigno do Director-Geral da AGERE – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga, E.M., com sede na Praça Conde Agrolongo, nº 115, Braga.
Tal como a designação indica, esta Empresa dedica-se à captação e fornecimento de água ao concelho de Braga. Mas, entre outras tarefas, também tem a missão de manter a Cidade Limpa, ou seja, cuidar do ambiente. É precisamente de ambiente que o Director-Geral, deste Empresa não entende ou não quer entender.
Vivemos num País Democrático, livre, mas infelizmente ainda não civilizado. Isto porque, se houvesse alguma civilidade, não seria possível esta Empresa ter a dirigi-la, uma personagem, no mínimo pouco civilizada.
O Cidadão comum, poderá desconhecer 99,99% das Leis deste País, mas, por certo, conhecerá a Lei que proíbe expressamente que se fume em Espaços Públicos Fechados, incluindo como é óbvio, os locais de trabalho. Eu sei! De facto é inacreditável! O Director Geral da AGERE, Empresa que deve dar o exemplo de preservação do ambiente, tem a desfaçatez de fumar dentro do seu gabinete sempre que lhe apetece. Não seria muito grave se fosse apenas ele a aguentar com a fumarada, mas, eu e muitos dos meus colegas, no exercício da nossa profissão, precisamos de lá entrar e com ele ter reuniões e nem aí ele se coíbe de puxar a cigarrada, ou seja, ELE ESTÁ ACIMA DA LEI.
Porque tento estar informado, sei que esta minha denúncia, não cairá no vazio, porque sei do que o Sr. Presidente é capaz, não deixará impune quem tem este lamentável comportamento.
Eu disse que vivemos num “País livre”, mas p.f. não me leve a sério.
Com os cumprimentos.

“Aníbal Acácio”

Ps: Para não dizerem que houve fuga de informação, vou dar conhecimento deste correio electrónico, a alguns Órgãos de Comunicação Social.

acto nº 2
From: [ASAE]
Date: 2009/12/21
Subject: Re: DENÚNCIA - AGERE - EMPRESA DE ÁGUAS DE BRAGA
To: Anibal Acacio


Serve o presente para informar que foi recebida nesta Autoridade de Segurança Alimentar e Económica a denúncia apresentada por V. Exª, à qual foi atribuído o nº E/149902/09/SC.
Para qualquer contacto com os nossos serviços, deverá sempre indicar a nossa referência.

Com os melhores cumprimentos,




Ana Oliveira
Chefe de Divisão de Informação e Documentação

acto nº 3

From: Anibal Acacio
Date: 2009/12/24
Subject: Denúncia nº E/149902/09/SC
To:
correio.asae@asae.pt

DENÚNCIA DE COMPORTAMENTO ILEGAL DE DIRECTOR-GERAL DE EMPRESA MUNICIPAL DE BRAGA

Denúncia nº E/149902/09/SC
Senhor Presidente
Da ASAE
No passado dia 16 de Dezembro do corrente ano de 2009, enviei um e-mail a denunciar o comportamento índigo e ilegal do Director-Geral da AGERE – Empresa de Águas, Efluentes e Resíduos de Braga, E.M. Nesse e-mail, informei V. Exª. Que iria dar conhecimento à comunicação social, porque sei que injustamente a Entidade que superiormente dirige é muitas vezes acusada de pretender protagonismo fácil.
Mas, volto hoje ao assunto, porque no passado Sábado a Empresa AGERE, ofereceu como é costume, a tradicional festa de Natal aos seus colaboradores. Ora, talvez porque tivesse sido avisado por algum “jornalista”, mais “zeloso”, dos jornais da nossa “paróquia”, o Director-Geral, desta Empresa, aproveitou para mostra que não é uma Lei da República que o impede de fumar, quando e onde lhe apetecer. É verdade, depois de ser publicada a Lei de proibição de fumar em espaços públicos fechados, nunca tinha vista tamanha fumarada numa sala, tenho a certeza que o homem fumou três vezes mais, do que é costume. Mas, a fumarada só passou dos limites que seriam normais, antes da publicação da Lei, porque, como é óbvio, todos os fumadores, ao verem o “CHEFE” fumar, puxaram também do respectivo cigarro. V. Exª. Ainda se lembra que no meu e-mail anterior, eu tinha dito para não me levar a sério, quando disse que vivemos num País livre. Pois, infelizmente, nem neste nem em nenhum, ou seja, a Liberdade tem um preço e neste caso a factura seria para mim muito elevada se mostrasse o meu descontentamento, porque, não havia margem para qualquer dúvida, o homem estava numa atitude provocatória. Por isso, a alternativa, foi antecipar a minha saída da sala, apesar que estar numa mesa com colegas que me merecem todo o respeito e consideração.
Resta-me esperar que V. Exª. Exerça o poder que o Estado lhe concedeu e, não tenho dúvida que o fará.

Com os cumprimentos.

“Aníbal Acácio

Braga, 24 de Dezembro de 2009

17 comentários:

Anónimo disse...

está sentado?

Unknown disse...

Oh Zé, o Anibal Acácio está a referir-se ao Nuno Alpoim, certo?

Anónimo disse...

Aníbal Acácio ? Esse nome não me é desconhecido. Será alguém da família do Corrécio ?

bragopolis disse...

Este artista é o tal que numa entrevista ao pasquim do Mesquita antes das eleições referia que a vitória de MM seria um desfecho a chave de ouro.Pobre diabo : lá em casa dele é tudo a chave de ouro.

António Pereira disse...

É certo que um funcionário da "situação" deveria ser um indefectível cumpridor das leis... Tanto mais que esta lei que equipara os fumadores a criminosos, foi feita pelos seus correligionários. Mas, esta endémica propensão para a bufaria dá-me vómitos!

VALDEMAR DA SAUDADE disse...

"Mas, esta endémica propensão para a bufaria dá-me vómitos!" Esta aqui não percebo...

Anónimo disse...

Ouve lá... António Pereira que diz:
"esta endémica propensão para a bufaria dá-me vómitos!"

Deves ser um reformado com tacho na CM de Braga ou afins, deve ser daí que te vem essa "coragem" toda. Abre bem esses ouvidos de "corajoso" enlatado.
O Anibal Acacio, infelizmente tem razão. A Liberdade tem mesmo um preço elevado, excepto para os lambe-botas como tu.
Agora, usa esse 1/2 neuróneo que alguém te deu e pensa:
- Quantas pessoas conheces na AGERE, que lá tenham emprego por mérito?
Mesmo sem pensares, porque, como é òbvio, não podes, vais chegar à "difícil conclusão....
acorda ò António.

Ambrósio da Silva

António Pereira disse...

Ó Ambrósio!...
Estás completamente enganado!...
Sabes!... Este país padece de muitas coisas endémicas: uns são fadistas, outros poetas, outros marinheiros, outros, ainda, estão sempre prontos a queixinhas,sempre que podem e lhes dá jeito, sobre o vizinho ou o estrangeiro (na maior parte das vezes escudados no anonimato ou num ridículo pseudónimo!).
Sempre abominei os bufos... Já agora, e porque nem de perto nem de longe me identifico com o retrato que de mim aqui queres fazer, vai chamar lambe-botas à grande puta que te pariu.

Anónimo disse...

O António Pereira, para além de lambe-botas está muito nervoso e, como se pode verificar pelo insulto barato, educação é algo que desconhece, nem consegue disfarçar que está com o poder instalado. Não consegue pensar pela sua própria cabeça. Porque essa critica à "bufaria", foi algo que uma "certa classe politica", copiou da esquerda, é certo que esse complexo ainda persiste, porque, de facto, havia bufos, antes do 25 de Abril. Agora, ò Tone, nem imaginas o que aconteceria ao Aníbal Acácio, se "desse a cara", ou então não conheces a Empresa em causa. Ainda "pensas" que é bufo? Se assim, for, precisas urgentemente de tratamento.
E já agora, independentemente, de concordares com a Lei. ACHAS BEM QUE UM DIRECTOR-GERAL DE UMA EMPRESA MUNICIPAL, NÃO RESPEITE UMA LEI DA REPÚBLICA, DENTRO DA PRÓRIA EMPRESA? Se achas bem, estás incurável.

Ambrósio Silva

António Pereira disse...

Ó Ambrósio, não sejas cretino!...
Se quiseres discutir o que está mal nessa empresa "público-privada" chamada AGERE:a forma como se constituiu, o serviço que presta, os preços da água, as taxas que cobra, as negociatas que proporciona, as indemnizações compensatórias, etc., podes contar comigo! Agora, perder tempo com queixinhas sobre um director que estava a fumar?! Isso faz-me lembrar aqueles "meninos" que na escola primária estão sempre prontos a fazer queixinhas à professora:"sepessora, aquele menino deu um pú..."!
Finalmente, e porque não quero alongar-me muito, vou só lembrar que quem começou o insulto não fui eu... Por isso, se continuares a querer insultar-me, mandar-te-ei, sempre, para o sítio que tu bem sabes...

Anónimo disse...

Ò tone, tu "pensas" que sabes o que se passa na Agere! Mas, apenas poderias imaginar, se tivesses imaginação para tal. A partir deste momento, podes tentar insultar-me. tentar! porque não consegues, nem que faças uma pirueta, não te passo mais confiança.

Ambrósio Silva

António Pereira disse...

Fazes-me um grande favor!!!!

Farricoco disse...

Caro Zé Braga e respectivo universo do teu blog;
Ainda pensei duas vezes, se devia vir á liça naquilo que aqui se derime entre o A. Pereira e os outros.
Sucede que aqui um é o António Pereira e os outros.
Isto porque o primeiro,não assina com pseudónimo, mas com o nome próprio, bem os outros é como sabemos.
Como tal, não poderia calar algumas javardices que por aqui passaram.
Portanto muito respeito pelos poucos que por aqui passam com a própria identificação.

Zé de Braga disse...

Ilustre amigo Farricoco:
Sejas bem aparecido por estas bandas.
Quanto aos comentários do nosso amigo António Pereira, são aqueles a que já nos habituou: sérios, puros e sentidos.
Quanto aos comentários ambrosianos, faz-me lembrar uma letra do Pedro Barroso: quem desdenha quer comprar.

Anónimo disse...

Meus caros,
É ditado, é antigo e dele se faz (regra geral) bom uso : quem não se sente não é filho... !!!
O António Pereira ao responder da forma "viperína" como fez no seu 1.º comentário fez naturalmente despertar sentimentos mais "vibrantes" . Deu importância ao que lhe interessava (atacar supostos bufos)na ânsia de defender o fumador que transgride e mais importante polui o ambiente de quem partilha espaços comuns. Meu caro António Pereira o exercício intelectual que experimentou está fortemente marcado por convicções pessoais sobre o consumo de tabaco e a lei que o regulamenta em espaços públicos e de resto nada disse sobre o tema em causa,e a julgar pelo desenvolvimento dos seus comentários o assunto concreto não lhe merece comentário (...)

Carlos Alberto

Anónimo disse...

(...)

Para fazer justiça devo dizer que o António Pereira começou por dizer que o fumador (sublinho) deveria cumprir a lei (...) e só depois lança o seu "víperino ataque" .

Carlos Alberto

Anónimo disse...

O Anibal Acácio, concretizou o seu objectivo. Na AGERE já se respira melhor. O dito Director-Geral, queira ou não, foi mesmo forçado a cumprir a lei. Consta-se por lá, que foi o Eng. José Teixeira da DST que teve que "explicar" a esse "cidadão" que não tolera violações grosseiras à Lei, com a agravante de poluir o ambiente, que o tal Director deveria preservar e defender. Resumindo:
Na próxima Ceia de Natal da AGERE, ninguém terá que abandonar a sala mais cedo, com o pretexto, que não pode respirar. Agora até poderá dançar. Se souber? Toda a gente, sabe! Basta abanar o esqueleto.
Parabéns, Anibal.

Gertrudes.