11 novembro, 2010

Variante Novo Hospital e Variante à EN103, Estradas de Portugal ao contrário do afirmado apenas confirmou o traçado inicial que invade as Sete Fontes!


Após muita cerimónia e esperança, com o anunciado desvio do traçado da Variante à N103 pela “Estradas de Portugal” (EP), que começaria numa rotunda, eis que é anunciado o inicio da obra.

Em consulta no DRE, podemos verificar que o traçado é exactamente igual ao inicialmente proposto pela CMB, não sofreu qualquer desvio, sendo que nesta fase inicial vai apenas ser construído um troço de 700 metros, dos mais de 4100 metros previstos, apenas o troço da “Circular” até ao Nó do Hospital.
Como pode ser conferido no mapa publicado em diário da republica, com a área de intervenção agora iniciada assinalada em cinzento escuro.
http://dre.pt/pdf2sdip/2010/10/201000000/5100351004.pdf
A única alteração que é possível observar é a redução da capacidade do”Nó do Hospital” onde foram retiradas várias faixas de rodagem, e onde a Variante deixou de ser em perfil 2x2 para ser em 1x1. O restante traçado da Variante que invade a área de protecção continua presente no mapa publicado, também sem qualquer alteração.

Com a destruição por parte da EP da única possibilidade de desvio efectivo da Variante à EN103, em direcção à Quinta da Armada a Sudeste do Hospital, acabou-se desta forma por esgotar a última possibilidade de construir em simultâneo a Variante à EN103 e a Variante para o Novo Hospital, sem invadir as Sete Fontes. A utilidade que seria desviar todo o tráfego nos sentidos Braga<->Interior do Minho deixou de ser possível, e todo esse tráfego regional continuará a confluir para o “Nó das piscinas”, deixando de existir também o acesso directo ao Hospital, para quem vem dos municípios mais interiores e que fazem parte da área de influencia do Hospital.

Sendo assim e pressupondo que não existirão vias a invadir a área protegida das Sete Fontes, não se compreende porque não foi utilizada a via do “Retail” com consequente requalificação desta para acesso ao Hospital.
Basta consultar o projecto do Parque Urbano das Sete Fontes publicado pela CMB e o publicado agora em DRE para se confirmar o que aqui é dito.
http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/SeteFontesProjectoinicial.jpg
http://i245.photobucket.com/albums/gg64/karlussantus/SeteFontesDRE.jpg

Em suma, neste momento existem duas vias incompletas, sobredimensionadas e sem qualquer sentido, que aguardam provavelmente um esmorecimento da atenção da sociedade civil para verem os seus traçados completos.
Será portanto de exigir às entidades responsáveis o esclarecimento de como o actual problema criado será resolvido, e consequente publicação dos traçados alternativos destas duas vias, sem invadirem em 2 pontos distintos a zona de protecção das Sete Fontes.

Grato pela atenção dispensada
Carlos Santos

Sem comentários: