30 setembro, 2008

Crónicas de uma piscina inacabada e com utilidade marginal



A Junta de Merelim S. Pedro, liderada pelo socialista Nuno Ribeiro, prepara-se para anunciar pelo terceiro mandato consecutivo, a conclusão da tão almejada piscina.
Inicialmente seria uma piscina ao ar livre, orçada em 80.000 contos (pagos pela CMB). Após insistência da oposição e de diligências junto da CMB, a piscina ao ar livre, passou a ser coberta e o seu valor aumentou (naturalmente) para 120.000 contos. Para cobrir a diferença, a Junta de freguesia recorreria a receitas próprias, maioritariamente provenientes da venda de lotes para urbanização.
Esta construção pretendia-se que fosse feita sob administração directa da Junta de Freguesia.
Acontece que os lotes estão vendidos e a piscina por concluir.
Há uns meses atrás, realizou-se uma reunião com técnicos do município e membros da Assembleia de freguesia, para avaliação do estado da Arte. Ao que conseguimos apurar, o próprio presidente da Junta não se sentia lá muito à vontade para falar do assunto…. e que segundo os técnicos da CMB, o tempo do dinheiro fácil já lá vai.
Certamente que a construção da piscina não foi iniciada sem haver cabimento orçamental. Se houve transferência da totalidade das verbas, onde está a obra feita? Venderam-se os lotes, onde está o investimento feito com o lucro obtido? Responda quem souber.
Pelos vistos, não vale a pena ir às Assembleias de freguesia colocar questões pertinentes, pois a resposta do presidente da Junta pode ser tão caricata e absurda como “Quem não está bem, que se mude de freguesia” SIC.
Após cerca de 8 anos de construção, descobriu-se que o bunker construído no sub-solo servia de armazém a uma quadrilha de larápios, que não se coibiram mesmo em provocar um incêndio, afectando as janelas do gimnodesportivo. E a culpa morreu solteira….

11 comentários:

Anibal Duarte Corrécio disse...

Zé de Braga ! Por favor não apelides de bandido quem a gente possa imaginar nesta fantástica obra/obra fantástica, porque às tantas ainda temos à perna e ao bolso o mesmo que Sá Fernandes num dia de névoa lá pela capital.O passo anda acertado !Abraço...Maldito !

Zé de Braga disse...

Caro Aníbal:
Quantos são? Quantos são? Venham eles!!
Abraço

Anónimo disse...

A quantas empresas a junta pediu orçamentos? Para que finalidade?
Quem forneceu o betão?
Houve contrapartidas privadas no negócio?

L. Pombo

Bracarenses Amantes disse...

Ou é da nossa vista ou este caso ainda vai no adro...Tomara que Mário Sinaleiro passe por aqui na sua ronda.Bjs

Anónimo disse...

Este é mais um caso do fungágá da Ribeirada !

dumemartinho disse...

Ho Bracaro;
Sabias que na toca da Tertulia da Viuva Negra, aonde existe um painel que todos os dias é lá colocado o Farricoco, agora também lá está exposto o Bracara Angustias.
Agora a discussão ainda é mais animada, entre o Zé navalhas, Inspector, Cotovelo, Conde, morgado,Dr.Dr.,Play back,Luis Mau-mau,policia da Régua,tino,farsolas,Guru, Bafo, Fidalguinho,Enginheirolas e também o Prof. dos torneios ( suspeito de trazer o Bracara debaixo do braço)

Anónimo disse...

Os semáforos de S. Brás estão avaridos á séculos e o presidente da junta não gosta de ser incomodado da parte da manhã.

Os sáforos estão escaqueirados e os fios até estão à mostra.

A morte ocorrida nos semáforos de Lisboa ainda está bem patente na memória dos portugueses.
Agradeço a atenção.

Anónimo disse...

Consegue esta gentalha parva e troglodita dormir à noite? Apetecia-me dizer um grande palavrão...

Anónimo disse...

Afinal somos pessoas educadas...e não dizemos palavrão.E não nos eximimos a declarar que também temos culpas no cartório.Um bocado teimosos talvez. Daqui as nossas desculpas à claudette guevara!Ponto final, continuação. Zé de Braga Este post está um must.Só gostava de saber essa coisa dos semáforos. Peço desculpa...lá estou eu outra vez.Corta !

Anibal Duarte Corrécio disse...

S.O.S. meteoros !

Anónimo disse...

Exmos. Senhores:
acabei de enviar para o vosso meil uma fotografia que mostra o perigo existente junto dos semafros de S. Bráz, que estão pendurados pelo fio electrico.
Espero que teham a coragem de a publicar, para o povo não passar por mentiroso, porque quem tem filhos, está sempre preocupado que aconteça qualquer desastre.
Obrigado.