17 janeiro, 2009

Podemos trocar os bês pelos vês, mas a honra, essa nunca está à venda

Muito se tem falado e especulado em torno de uma eventual candidatura Independente de Miguel Brito (ex-CDS/PP) à Câmara Municipal de Braga, constituindo uma espécie de lista satélite do Partido Socialista, com o intuito de fragmentar os votos e proporcionar mais um mandato a Mesquita Machado

Pelo que conheço da actividade política de Miguel Brito, sempre nutri certa admiração pessoal por ele, principalmente pela coragem com que enfrentou e defendeu determinados dossiês, apesar de politicamente estarmos longe de perfilhar a mesma ideologia.

Miguel Brito, há 9 anos a esta parte, teve a coragem de denunciar à justiça, uma alegada existência de enriquecimentos ilícitos traduzidos em «sinais exteriores de riqueza» por parte de Mesquita e de alguns funcionários da Câmara.

Em Julho do ano passado, mantinha este tipo de denúncias, questionando mesmo, o facto do inquérito estar aparentemente parado.

Após ter perdido as eleições para a concelhia do CDS/PP, manifestou interesse em manter-se na política activa, mesmo através da participação na lista da coligação “Juntos por Braga”, como independente. Simultaneamente, numa espécie de pura chantagem sobre a referida coligação, não enjeitou a hipótese de encabeçar uma lista de independentes à CMB.

Miguel Brito, sempre defendeu que a derrota de MM, passaria pela união dos eleitores em torno da coligação “juntos por Braga”, tendo para tal, trabalhado afincadamente no projecto durante os últimos 5 anos. Esta união de forças políticas, é vista como a única forma de evitar a dispersão dos votos que só beneficia quem está no poder.

A ser verdade esta candidatura, que é característica dos ressabiados da política (uns até formam partidos novos), não deixa de constituir uma atitude de pura vingança por parte de Miguel Brito, mostrando estar disposto a destruir tudo o que ele próprio ajudou a construir. Mesquita Machado agradece.


Será que o suposto apoio do PS Braga a esta evental candidatura, envolve como moeda de troca, o silenciamento das denúncias efectuadas, sobre da famosa fortuna de Mesquita Machado? Tudo isto em troca de quê? O futuro o dirá.


Os verdadeiros bracarenses podem trocar os bês pelos vês, mas não trocam a honra por nada deste mundo. Ou será que o Dr Miguel Brito passou para o grupo dos que defendem que em política tudo tem o seu preço?

Mário Soares também meteu o socialismo na gaveta, alegando que os burros é que não mudam.
É caso para perguntar ao candidato a candidato: e os burros somos nós?

26 comentários:

Anibal Duarte Corrécio disse...

Caro Zé de Braga !...até parece que estamos sintonizados, caramba ! De facto as questões que o meu caro amigo vem colocar são muito pertinentes. O futuro vai encarregar-se de nos dar várias respostas.Também nós partilhávamos da mesma ideia em relação a Miguel Brito.E continuamos a manter essa ideia, até certo ponto. Agora o que nos parece é que prevalecem nesta questão factores pessoais e emocionais que chegaram a um ponto tal, que no caso de Miguel Brito ele não conseguiu ultrapassar.Há aqui uma coisa intestina que não foi digerida ou adiada para resolução.Foi uma derrota sentida muito pessoal para Miguel Brito. E quando é assim e porque Miguel Brito é pessoa ferida no seu orgulho e ameaçado na sua vaidade social, tudo pode ser utilizado para a vingança. Inclusivé esta vilania de aceitar apoio dos indesejáveis. Miguel Brito não pensou. Agiu. E quando é assim, perde-se. Já não vai a tempo da travessia no deserto...Um abraço...Maldito !

Zé de Braga disse...

Caro Aníbal:
Quando se faz política de forma séria, os interesses pessoais nunca se podem sobrepor aos interesses do povo.

Concordo que o MB tenha agido e não pensado, mas o que é certo é que deu um valente tiro no pé e os estilhaços atingiram-no de cima a baixo..

Foi com muita mágoa que escrevi a postagem, mas como o Anibal diz, o futuro encarregar-se-á de trazer mais respostas.
Abraço

Anibal Duarte Corrécio disse...

Subscrevo na totalidade o que escreveu no post !

Quando se faz politica de forma séria é exigido aos políticos - e estou novamente de acordo consigo Zé de Braga - que NUNCA sobreponham interesses individuais aos interesses mais gerais

Ora isso exige uma qualidade suplementar aos políticos - com P grande- que é o de terem NERVOS DE FERRO.

O que eu sinto em relação a Miguel Brito e para utilizar o 'conceito proposto' é que os nervos dele são de manteiga e o espírito foi fraco.

Anónimo disse...

Mais um que anda de "cabeça erguida" na rua.
E o zé ninguém sou eu...

Anónimo disse...

Então o MB já tornou publico os seus rendimentos antes a após a passagem pela vereação da CMB?

Anónimo disse...

Ele já revelou o que tinha e o que tem. Não sei se revelou o que deve...

dumemartinho disse...

Ho Zé,
também já manifestei por aqui algures, que lhe dava os parabéns por ter afirmado que ia revelar o seu património antes e depois de ser vereador.
Agora pago para ver o seu posicionamento.
Na 6ª feira estava a almoçar com o MM no migaitas, quererá dizer algo?

Zé de Braga disse...

Caro Martinho:
As prostitutas existem, porque existem clientes para elas..

Nuno disse...

Braga deve bastante ao Dr. Miguel Brito e o apoio de MM não existe porque MB não o aceitou (isso queria MM!...).

Sugiro - se mo permitem - que não nos percipitemos e demos tempo ao tempo... MB tem muito a dar à cidade e Braga não se pode dar ao luxo de o dispensar.

Anónimo disse...

Depois destes comentários todos a insultar o Sr., e a pôr em causa a sua honra, pouco inteligente é ele se alinha com a coligação... Se calhar nem todos os socialistas deste país juntos, e com alinhamento ideológico bem distante do de MB, eram capazes de enxovalhar tanto.
Se ele é de facto uma mais valia para a coligação é preciso acolher, o que me parece não ter acontecido. Se a coligação não conta com ele, vai ele contar com a coligação?

Anónimo disse...

O quê os socialistas estão tão desesperados que precisam do MB a candidato?

Anónimo disse...

Vá lá, vá lá! Quem aguenta o Malainho um mandato todo na equipa também aguenta o Miguel Brito! É assim uma espécie de Paulinha de calças, só que não é burro.

Mário Sinaleiro disse...

Sr Nuno e anónimo seguinte:
O que eu depreendo com esta postagem, é que o bom nome de MB nunca foi posto em causa, enquanto vereador pela oposição. Ele foi eleito não como MB mas sim como membro de uma organização política, cargo que desempenhou com empenho e dedicação.
O problema é que após ter perdid a eleição, tomou uma atitude à Paulo Portas, ao aceitar concorrer nas listas de qualquer partido, desde que lhe garantam o lugar.
Foi isto que caiu mal no povo bracarense.
Com isto, o Sr. Dr. Miguel Brito candidatou-se a beber o veneno que ele próprio destilou.
O tempo é bom conselheiro

Anibal Duarte Corrécio disse...

O tempo é de facto bom conselheiro.A ver vamos como MB vai descalçar a bota. Se aparecer à boca de cena como o mais santinho dos independentes é a prova provada de que a verdade tem um caminho. Se não aparecer e tiver estofo para fazer a sua travessia no deserto bracarense...já não está cá quem falou !

Nuno disse...

Mas MB não aceitou concorrer nas listas de qualquer partido! Onde é que foram buscar essa informação?

Anibal Duarte Corrécio disse...

Sexta 9 de Janeiro "Diário do Minho"

"Afastado da Concelhia, Miguel Brito promete ser politicamente incorrecto
Ex-líder do CDS prepara
corrida à Câmara de Braga".
É o próprio MB que o admite !

Duarte de Armas disse...

Se Miguel Brito alinhar à esquerda, mostrará a sua postura na política...O que lhe interessa é o lugar, não interessando a cor.Se alinhar independente poderá querer mostrar que se acha uma força capaz para ajudar a mudar Braga.
Contudo, convenhamos que até aparecer um Ricardo Rio que puxe a carroça para a frente e se distancia da esquerda, Miguel Brito foi um dos membros daquela oposição fantasma que em muito foi conivente com o executivo de Mesquita Machado.
Portanto, creio até que esta cisão entre MB e CDS/PP foi o melhor que poderia acontecer à Coligação Juntos por Braga tendo em conta que pode adquirir maior credibilidade.
Mas o reverso da medalha é que pode ser igualmente bom para Mesquita Machado...Mas como disse no início, após os alinhamentos, ver-se-á de que é feito o Dr. Miguel Brito.

Batalharemos com as armas que temos

Anónimo disse...

Braga está a ser alvo de um genocído à mão armada!


www.vinteseisdeabril.blogspot.com

Anónimo disse...

Atenção ao blogue VivaBraga. Agora escreve lá o Hugo Pires.

Nuno disse...

Nem a notícia do DM, nem os "ses" confirmam as vossas divagações!...

Claro que o PS se fica a rir com as tricas nos adversários.

Havia um percurso feito pela oposição que estáva a apertar o PS. Agora, a situação mudou. Claro que a Câmara faz tanta coisa mal feita que o PS se prepara para perder em Outubro.
Mas criar discórdias e telenovelas na oposição só serve o PS e a péssima gestão da Câmara de Braga.

Anónimo disse...

O que espanta, ou não, é que, na despedida, a solo com a Imprensa, enquanto os companheiros esperavam fora de portas, teceu os maiores elogios a Mesquita Machado: «o maior político do pós-25 de Abril do distrito de Braga!» Hugo Pires

ALeite disse...

Claro que os burros sois vós, é a unica conclusão a que se pode chegar.
Só uma, ou melhor 2 questões a propósito: 1. Afinal tanta preocupação sobre o que o M(erda) Brito vai fazer ou não, porquê? Vale assim tantos votos? E divide o quê? Epá, tens preocupação a mais, o que é sintoma de um facciosismo parolo. Mas é isto que temos, merdas como o Brito e como tu.
2º E para finalizar, onde estavas quando o M(erdas) Brito ia mamar a massa de vereador a meio-tempo sem fazer a ponta dum corno. Nunca tte vi arrotar uma postita de pescada fosse onde fosse. E tinhas os pasquins da terra para o fazer - O Correio ou o Diário.
Não passas doutro merdas como os merdas que andam por aí armados em sérios enquanto não há tacho. Depois, ó merdas, sois mais uns reles merdas tombando pró que dá. Vão à bodamerda.

Unknown disse...

Nitidamente um caso de múltipla personalidade...simplesmente patético este anterior post. Poderia ter conteúdos, mas acaba por perder-se na forma.
RIDICULO!!!

Anónimo disse...

Sr. Manuel
Sinceramente não entendi onde queira chegar.
Cumprimentos
Manuel Santos

Anónimo disse...

Estimado Zé:
Espero que recupere rapidamente, pois está meio mundo ansioso que regresse às lides blogosféricas.
A saúde prega-nos coisas destas e por vezes a recuperação nem sempre é tão rápida com pretendemos.
Atenciosamente
Madalena

Zé de Braga disse...

Cara Madalena:
Muito obrigado pela sua preocupação e pelas suas palavras.
O Zé está bom de saúde, o tempo é que é pouco para actualizar diariamente o blogue.