04 fevereiro, 2009

Os cus, as mamas, os lobos e as cabras do costa guimarães


Numa das habituais sessões para colocar a leitura em dia, mal abro “O Balcão”, deparo-me com uma citação, que impressionou ainda mais que as afirmações mais bombásticas proferidas nos últimos tempos. Não se trata dos muçulmanos do D. José Policarpo, do “acordar Braga” de D. Jorge Ortiga, das futeboladas do Salvador Britalá e do Mesquita Ma(n)chado, nem muito menos do ministro Mário Lino ou do George W. Bush.

Vejamos:

“(…) Os direitos dos lobos e das águias ou das cabras não podem sobrepor-se aos direitos arduamente conquistados pelos humanos”
Costa Guimarães, JORNALISTA, in Correio do Minho.


É deveras degradante e deprimente, ver este profissional (?) da comunicação social a exibir orgulhosamente tamanha ignorância.

Se o planeta chegou ao estado em que se encontra, foi precisamente devido ao facto do Homem ter agido como pensa o Sr. Costa Guimarães
.

Mas deixo-lhe um conselho amigo: Em vez de andar à procura de cus e mamas, para enfiar diariamente no traseiro do Correio do Minho, talvez fosse melhor cultivar-se em matéria de desenvolvimento sustentável. Só lhe fazia bem e talvez aumentasse o número de leitores dos seus abomináveis artigos.

Olhe que o desenvolvimento sustentável é o único caminho a seguir. Trata-se de um desenvolvimento que dá resposta às necessidades do presente, sem comprometer as gerações vindouras. Mas atenção, ele tem que ser economicamente viável e socialmente justo.

Só assim, haverá lugar para o lobo, para a cabra, para a águia, para o javali, ….. e também para os Costas Guimarães deste mundo.

17 comentários:

Anibal Duarte Corrécio disse...

A boçalidade e a javardice são características centrais das tristes almas decadentes da elite social-mesquitista.

É aviltante de facto ouvirmos alguém com as responsabilidades sociais que detem, afirmar uma enormidade desse calibre.

O que lhes vale é que seremos na altura da vitória
magnânimos...senão seriam corridos para esses lugares onde reinam lobos, cabras, àguias e javalis, indefesos, sem roupa sequer no pelo...

Bracarenses Amantes disse...

Cá para nós o Costa Guimarães anda roxo de vício.

É por isso que ele diz as coisas que diz.

E faz a folha "Relax" no Correio do Minho para ver se os xochialistas prómesquitamachado ganham ponta nas próximas eleições...

Anónimo disse...

Essa página traseira do Correio do Minho, de facto ultrapassa tudo quanto são regras do bom senso para um jornal diário.
Já não basta a publicidade do "me liga" que são o sustento publicitário deste jornal (se é que se pode chamar de jornal).

Anónimo disse...

Para aquele escroque, os únicos animais toleráveis são as ratazanas de esgoto como ele.

Ortezelo disse...

Para o Senhor anónimo das 19:28.
O Sr. sabe o que significa "escroque"?, pois bem, eu digo-lhe! "Escroque" é o Sr. que se esconde atrá do anonimato para proferir insultos contra uma pessoa de bem.
Dou-lhe um conselho! Diga o que quizer mas coloque o nome que a Srª sua mãe lhe deu (sim porque o Sr. não deve ser filho de Mula porque as Mulas são estéreis).
Passe bem.
Conceição

Anónimo disse...

Dona Conceição, você é tão anónima quanto eu ou pensa que lá por dizer um nome qualquer significa que passa a ser público.
Diga-me a sua morada que eu faço questão de lhe dizer olhos nos olhos
Sim é escroque, é cacique, é um vendido e muito mais.
E o (a) senhor(a) verá que no dia em que o poder que alimenta a mula, este vai ser um dos primeiros a rastejar.
E sabes que mais ó conceição?
Já lutei contra escroques como tu e o teu pseudónimo.
Infelizmente são pessoas como tu que dominam este país.
Parecem senhores mas não passam de vendidos.
Vai lá fazer o jornal para os teus donos.
E digo-te mais!
Se tornas a insultar algum familiar meu ponho-te numa cova dentro de uma palete de fruta podre.
Isto não é uma ameaça...

Anónimo disse...

Sr. anónimo das 21:12:
Olhe que da fruta podre, podem nascer plantas saudáveis, por favor, não a estrague mais.
Talvez uma cova com peixe podre e vermes a decompô-lo seja a receita mais indicada para tornar o processo mais rápido.

Ortezelo disse...

Ó Sr. anónimo, parece que lhe estalou o verniz( não me diga que foi por as mulas serem estéreis?)...
Quer falar comigo olhos nos olhos?, deixe o seu nº de telefone que eu entrarei em contacto consigo.
Quero ver se o Sr. do verniz estalado continua a fazer ameaças, é assim que o Sr.pensa que dá um contributo para a sociedade bracarense?
Gostava de o conhecer, não porque o tenha em boa conta porque acho que é um mal educado e com muita ausência de chá em pequeno, mas para saber que tipo de pessoas opinam sem qualquer escrupulos e inteligência neste blog.
Passe bem.
Conceição.

Anónimo disse...

Ortezelo Conceição podes crer que vais ter notícias minhas.
Não uso telemóvel mas podes deixar o teu já agora.
Veremos quem fica a rir.
Vai lá alimentar a mula do teu dono.
Falas do tipo de pessoas que comentam neste blog como se tu não o fizesses também.
Olha no pasquim do teu amigo comentam lá muitos vendidos e anunciam prostitutas que te pagam o salário.
Isso é que é vergonhoso.
Viver à custa da desgraça alheia, da exploração sexual.
Mas esse é o lema mesquitista não é?
Espera porque o teu tempo de poder está a chegar ao fim.

Manuel Antunes

Ortezelo disse...

Então Sr. anónimo Manuel Antunes, parece que o Sr. tem paletes de fruta podre mas pelos vistos da família dos Solanaceae - Lycopersicum esculentum Mill não os tem no sítio porque se assim fosse assumia o que diz cara a cara.
Dou-lhe mais um conselho, com a sua fruta podre dedique-se à cultura de minhocas para comerem o seu veneno ( sim porque neurónios já não deve ter ou nunca teve).
E mais uma coisa, fale apenas de quem realmente conhece e lembre-se que mais vale um burro calado do que um cavalo falante ( ou como se diz na minha terra- um burro calado passa por fino atinado).
Passe bem.
Conceição

Mário Sinaleiro disse...

Dª Conceição:
Por falar em tomatada, seja ela de ocorrência em cacho ou aos pares, tenho a informar que o tomate pertence ao género Lycopersicon e não Lycopersicum.
O Género Lycopersicon é o mesmo em todo o mundo, seja nos confins da Ásia ou em Rossas.
Aqui fica a rectificação

Ortezelo disse...

Obrigado Sr. mário Sinaleiro pela sua simpatia, mas já que o Sr. tem interesse por horta, aqui fica mais alguma informação sobre o assunto em questão:

Tomates
"O conhecido tomate (Solanum ly copersicum pertence à família das Solanáceas. Procede do Peru. O número de variedades desta solanácea é muito grande, de acordo com a intensidade com que é cultivado. As mais importantes são: a corrente, de tamanho médio (5 a 10 cm), comprimidos pelos planos superior e inferior; o redondo, bastante pequeno (2 a 3 cm) de polpa muito apertada; o oblongo, piriforme; o monstro, notável pelo tamanho que pode chegar a pesar um quilo e que tem uma rodela cinzenta em torno do pedúnculo.

Descobriu-se, recentemente, nos talos e folhas de todas as plantas de tomate uma substância antifúngica, a «tomatina», que não só impede as doenças vegetais, como também actua no fungo filamentoso que produz no homem a doença da pele «Pityriasis versicolor». A nova substância também demonstra ser um material
básico útil para uma série de produtos medicinais de grande valor da série de produtos hormonais (cortisona, etc.).

Composição - Segundo Dahlen, o tomate contém em cada 100 g de polpa fresca e seca ao ar, 92,37 % de água, 1,25 % de elementos nitrogenados, 0,84 % de lignina é 0,63% de cinzas. Também se encontram solanina, saponinas, corantes e vitaminas, especialmente A.

O tomate fresco contém tão abundante quantidade e variedade de vitaminas que poucos alimentos vegetais se lhe podem comparar, sobretudo no tocante às vitaminas A, B, C e E.

O teor em matérias minerais está à altura da maioria das hortaliças de folhas e tubérculos, contando, além disso, com elementos raras vezes presentes nestas, como são: rádio, ferro, cobre, boro, níquel e cobalto. O teor de vitamina E, desconhecido até há pouco, talvez justifique a antiga designação do tomate como "maçã erótica".

Aplicações Terapêuticas -- O tomate possui grandes condições preventivas, o que o torna muito importante para o tratamento vitamínico nas perturbações do crescimento, doenças da dentição, pobreza de sangue e falta de resistência contra as infecções.

Pelas matérias componentes até agora conhecidas, é fácil compreender que os tomates podem exercer grandes efeitos como alimento dos doentes, como renovadores do sangue e no tratamento da gota e doenças dos rins e vias respiratórias.

O suco do tomate, cuidadosamente conservado, apresenta considerável quantidade de vitamina C. Na alimentação infantil torna-se especialmente valioso o suco do tomate, pois substitui perfeitamente o da laranja. A sua eficácia antiescorbútica está demonstrada clínica e praticamente.

Usos Alimentares -- Presentemente, o tomate fresco ou de conserva é, no inverno, um vegetal de grande aceitação popular. Entre as grandes mudanças na alimentação geral verificadas nos últimos séculos, o tomate tem ganho paulatinamente um dos lugares mais destacados.

O seu agradável aspecto, a multiplicidade de aplicações, o bom sabor, a fácil digestão e a riqueza em vitaminas têm exercido evidentemente grande influência na sua aceitação".
Mais uma vez, obrigada e passe muito bem.
Conceição

Anónimo disse...

De tomates deves perceber bem anónimo Conceição.
Vai rindo porque o teu dia vai chegar.
Depois vamos ver-te a rastejar na avenida.
O conde Andeiro também era um senhor e depois acabou como acabou.
Nem sei porque te dás ao trabalho de vir para blogs como este falar com pessoas como nós.
Mas vá lá, diz-nos o teu número e a tua morada.
Vá lá ó corajoso da treta.
Podes crer pá.
Vais fugir como o escroque que vens para aqui defender.
Passa mal.

Mário Sinaleiro disse...

Dª Conceição:
Agradeço toda a informação prestada, apesar das muitas imprecisões técnico-científicas e da insistência em erros relativos à sistemática e taxonomia da espécie.
Não era necessário transcrever tudo, bastava indicar o endreço do site (religioso e não científico) de onde retirou tal informação:
http://www.jesusvoltara.com.br/saude2/03_tomates.htm
A Net, não traduz a verdade, é preciso sabermos distinguir os sites quanto à credibilidade da informação veículada.
Antigamente, o problema era a falta de informação. Hoje, o problema é bem mais grave, e consiste em saber gerir o excesso da tal informação

Ortezelo disse...

Ora aí está meus amigos.
Bom conselho, sites de credibilidade da informação veículada, obrigado.
A palha do meu celeiro acabou.
Passem muitissimo bem.
Conceição.

Mário Sinaleiro disse...

Ó Dona Conceição:
Então, só agora é que diz que tinha o celeiro cheio? e não convidou os amigos.
Amiga da onça...
Olhe que a palha guarda-se no palheiro e o pão no celeiro.

Como vê, vai ter que mudar de nick, mesmo que seja de outro lugarejo de Rossas, pois perdeu toda a sua credibilidade ao fazer plágio com os tomates. isso é feio.

Aqui, reina gente culta, instruída e muito activa em termos de cidadania.
Mas neste espaço, todos exteriorizam a sua componente anárquica, da qual todos nós tempos um pouco.

Ó Zé, desculpa este desabafo do amigo filósofo Mário.

Anónimo disse...

Caro Mário Sinaleiro:
Sua diplomacia continua a marcar posição entre a gente.
Abraço