18 fevereiro, 2009

"Ndrangheta Augusta" A vergonha de ser daqui

É Impressionante a tranquilidade com que um autarca corrputo e sua quadrilha, destroem uma cidade inteira e a passividade das pessoas, da Justiça, de todo o sistema dito organizado em nome da lei, permite que isso ocorra.
A construção de parques subterrâneos com contornos suspeitos de práticas mafiosas, de urbanizações caóticas assemelhadas a bairros de lata ou favelas, as alterações suspeitas do PDM, os sinais exteriores de riqueza de alguns, incompatíveis com os salários aufruídos, etc, etc, são crimes contra a cidade e atendem apenas a interesses de empresários/bandidos, venais, que não têm a menor preocupação com coisa alguma que não o ganho, o lucro.

A vergonha que a cidade está a passar, consequência do poder absoluto instaurado há várias décadas e de uma quadrilha ou éspéice de "Ndrangheta Augusta" instalada, é mais que suficiente para despertar no cidadão anestesiado por alguma imprensa local podre, que se limita em ser porta-voz do “eixo do male veículo de publicidade baseada no relax, precisam ter consequência. Não é possível que a cidade assista impávida e serena ao seu desmoronamento.

Se houvesse justiça a sério e se a lei fosse de facto cumprida, à hora da saída dos bandidos do seu gabinete, ia certamente haver um enorme engarrafamento, iam faltar algemas.
É necessário que os protestos se estendam a todos os cantos e cheguem às autoridades responsáveis, por exemplo do Ministério da Administração interna, das Provedorias, do Ministério Público, da Judiciária. Caso contrário, quando chegarmos ao fim deste mandato o quadrilheiro chefe ainda vai querer disputar outro e mais outro, e ludibriar pessoas com a mesma demagogia de sempre.
Urge uma acção organizada. Os enriquecimentos de origem duvidosa ocorrem à luz do dia e os contemplados prosperam. Vão desde os milhões que permitem a compra de quintas, casas, barcos, a construção de mansões, etc, às supostas prendas dadas pelos que cercam o chefe e formam a quadrilha. Os governantes não têm compromisso algum com coisa nenhuma que não seja encher os bolsos. Que se lixe a minha cidade.

É o retrato cuspido e escarrado do político/bandido, sem carácter e com objectivos bem claros: meter a mão na grana. Será necessário angariar dinheiro para a construção de uma cadeia para albergar a quadrilha toda? É preferível. O custo vai ser menor. Uma auditoria elementar nas contas da autarquia pode ser o suficiente para duzentos anos de cadeia, no mínimo. Para o quadrilheiro, para vários dos seus assessores, chefes de divisão, para empresários sem escrúpulos, para gente que saqueia e destrói a cidade como fazem os que roubam carros. Roubam e depois desfazem-nos para venderem à peça.

A gravidade da situação exige que para além dos protestos, indispensáveis, sejam accionados sectores da sociedade civil capazes de enfrentar o banditismo que tomou conta da autarquia.

A passividade das pessoas é uma forma de cumplicidade, característica dos dias de hoje. É a consequência visível dos midia, transformar seres humanos em zombis (laissez-faire). Fazer com que as pessoas acreditem que não é com alguns tipos de imprensa, não faz subir o share. Os políticos corruptos podem insultar, roubar, ludibriar, chantagear, tudo em nome de uns tantos empregos para os filhos, sobrinhos e enteados, em empresas que vivem dos nossos impostos, umas obras por vezes inúteis e de última hora ou das decorações natalícias.

O Poder Judicial aqui, salvo raríssimas excepções parece ser uma autêntica brincadeira, não existe. Está falido em todos os aspectos. É um desafio para o movimento popular, enfrentar a quadrilha que governa a cidade onde nasci, mas que já não é a “minha cidade”, apesar de nela morar.

7 comentários:

Anibal Duarte Corrécio disse...

SUBSCREVEMOS POR INTEIRO ESTE MAGNÍFICO TEXTO EM TODOS OS SEUS ASPECTOS.É URGENTE ACORDAR BRAGA DA LETARGIA.É URGENTE UNIR ESFORÇOS E DERRUBAR ESTA CASTA CORRUPTA QUE OCUPOU BRAGA E A DOMINA.É URGENTE FLORIREM MAIS BLOGUES, DOMINAR A BLOGOSFERA BRACARENSE. CONTRIBUIR PARA A QUEDA DE UM BANDO DE MALFEITORES E RENOVAR A ESPERANÇA EM TORNO DA INTEGRIDADE E DA COMPETÊNCIA. ANÍBAL DUARTE CORRÉCIO

Mário Sinaleiro disse...

Urge acabar com o "eixo do mal", com esta "bando" de políticos mediáticos e medíocres, esta espécie de máfia "a la picoto"

Anónimo disse...

Não há lugar prós filhos da mãe, para os socialistas corruptos que se encheram durante 32 anos à conta de todos nós

Anónimo disse...

Pedia-se ao sr. Zé de Braga um pouco mais de contenção.Um cavalheiro com a elegância e a finura como o sr. andar a dizer dislates e atordoadas...não lhe fica bem ! Já reparou que são 32 anos e se durante este tempo todo houvesse alguma coisa, não seria ela então conhecida e provada ? O que se passa são inverdades, é o que se passa.

dumemartinho disse...

Ho Zé;
Cuidado com o M.P., não é o mp de Mocidade portuguesa.É antes o de arquive-se.

Anónimo disse...

já conhecem o hino das próximas autárquicas do RR?

http://www.youtube.com/watch?v=i_JhJhJIC6c

Anónimo disse...

21 Fevereiro 2009 - 11h52

Correio da manhã

Processo: Comandante e directores vão a julgamento
Bombeiros de Braga cobravam a mais
António Machado, presidente dos Bombeiros Voluntários de Braga e presidente da Junta de Fraião; António Cerqueira, comandante do corpo activo e também deputado do PS na Assembleia Municipal de Braga, bem como outros antigos e actuais dirigentes da corporação foram esta semana pronunciados pelo tribunal da cidade pelo crime de concussão (apropriação ilícita por funcionário público ou equiparável), num caso onde há suspeitas de pagamentos ilegais de serviços de transporte de doentes.



Para além do presidente e do comandante, são também arguidos os vice-presidentes Domingos Fernandes Ferreira da Silva e Adolfo João Vilela das Neves e os ex-vice presidentes Domingos Machado de Barros, Domingos da Silva Abreu e Modesto Moreira Anjo.

O caso foi investigado pela Polícia Judiciária de Braga, que chegou mesmo a fazer buscas na casa do presidente António Machado.

Segundo apurou o CM, em causa estava a cobrança de quantias alegadamente indevidas pelos serviços de transporte de doentes. Contactado pelo CM, o presidente nega a ilegalidade, garantindo que cobravam uma taxa apenas porque a verba requerida pelo Serviço Nacional de Saúde era insuficiente. 'O que eles pagam não chega para o gasóleo e nós dissemos que só efectuávamos os serviços se nos fosse pago um suplemento. A taxa é absolutamente legal, já que quem não a quisesse pagar, não nos solicita o serviço', explicou António Machado ao CM.

Já António Cerqueira, o comandante, diz que 'esta acusação não faz qualquer sentido'. O julgamento deve ser brevemente marcado.

OUTROS DADOS

COMPUTADOR MISTÉRIO

Nas buscas realizadas em casa de António Machado, a PJ procurava um computador que o presidente teria trazido dos Bombeiros para dar ao filho. Nada foi apreendido pelos inspectores.

PISCINAS DE AMIGOS

O comandante e o presidente dos bombeiros foram acusados de encher piscinas de amigos com água da rede pública. Foram julgados e absolvidos

DEBANDADA DOS CEM

Foi a maior demissão em bloco de bombeiros do País. Em 2006, cerca de cem voluntários, descontentes com o comandante, abandonaram a corporação.

Tânia Laranjo / Secundino Cunha