14 fevereiro, 2009

Mesquita Machado absolvido por "falta de provas" mas não por inocência....acusado de corrupção, fortuna colossal à vista de todos, mas não há provas..


Agora só lhe falta dizer:


- estou a ser vítima de uma tentativa de linchamento político!!!!


Foi ilibado por falta de provas: mas não significa que foi considerado inocente…

Mesquita Machado faz fortuna de milhões:

  • 34 contas movimentam o dobro dos ganhos declarados
  • empreiteiros deram prendas em cheques pré-datados

  • Família compra casas a pronto e gasta 2,5 milhões

  • Ministério Público arquiva por falta de provas.

Património em carros (em 2001) e casas.

Ana Maria (mulher).

  • Mora na rua de Bernardino Mahcado em Braga
  • 1 Outro prédio urbano em Braga.
  • Proprietária da Quinta de Salgueiró
  • 1 Renault Clio, 1999 (em nome sociedade agrícola)
  • 1 Merecedes Benz C250, 1998 (em nome sociedade agrícola)
  • 1 BMW 318 TDS, 1995 (em nome sociedade agrícola)

Cláudia (filha, nascida em 1970.

  • 1 casa em Braga
  • 1 casa em Quarteira.
  • 1 BMW 2-25I Cabriolet, 1995
  • 1 Mercedes Benz ML 270 CDI, 2000

Francisco Miguel (filho, nascido em 1973).

  • Faz a 1ª declaração de impostos em 1999 e declara 14500. No início do ano seguinte, compra o café Astória por 400 mil euros, para serem pagos em 10 anos.
  • 2 casas em Braga
  • 1 casa em Quarteira
  • 1 BMW 346L, 2000
  • 1 Opel Corsa C Van, 2001
  • 1 Mercedes Benz S320, 1999

Ana Catarina (filha, nascida em 1977).

  • Compra por 450 mil euros a farmácia Coelho, na Praça do Município.
  • Na compra da farmácia, Ana Catarina 150 mil euros a pronto.
  • Compra dois andaraes com lojas e águas-furtadas na mesma rua.
  • 1 escritório na rua Conselheiro Lobato em Braga

Este é o resultado de uma investigação dos jornalistas Liliana Rodrigues, Sérgio Pereira Cardoso e Tânia Laranjo, publicada na Edição de 14 de Fevereiro de 2009 do “Correio da Manhã” , a qual se transcreve de seguida.

Mesquita Machado, presidente da Câmara de Braga há 32 anos, tem uma considerável fortuna pessoal e o seu ‘olho’ para o negócio parece ter passado para a família. Cláudia, Francisco e Ana Catarina, agora com 38, 35 e 31 anos, apresentam níveis de vida faustosos, bastante superiores ao rendimento que declaravam.

A análise exaustiva às contas foi feita pela Polícia Judiciária do Porto, após denúncia do vereador do PP em finais de 1999, que levou a que fossem passadas a pente fino 10 anos da vida bancária do autarca. Nas 34 contas que o presidente da câmara, a mulher e os filhos titulavam foram depositados mais de dois milhões e meio de euros. De onde veio parte desse dinheiro é uma incógnita já que, todos somados, os rendimentos declarados pouco ultrapassaram o milhão e meio.

No entanto, até 1996, ano em que os filhos ainda não apresentavam declarações de rendimentos autonomamente, a família Mesquita Machado parecia viver de uma forma mais comedida. Mesquita auferiu rendimentos brutos nesse ano, de 60 mil euros, a mulher apenas 7500.

Pedro e Cláudia, casados em 1997 (o genro é administrador-delegado de uma empresa multimunicipal) vieram dar um novo desafogo à família. Em 1998, declararam mais do que o pai e a mãe de Cláudia.

É, no entanto, Francisco – após a compra do café Astória e do negócio da loja comparada à Bragaparques e posteriormente arrendada à Câmara – que catapulta a família Machado para outros voos. Logo no primeiro ano de rendimento, Francisco declara lucros de 300 mil euros.
As contas da família Machado mostram ainda vários depósitos em cheques, alguns de empreiteiros que trabalhavam no concelho
.

Inquiridos, todos os elementos da família deram explicações. Por exemplo, os dois cheques pré-datados de 10 mil euros entrados na conta de Cláudia e titulados por um dos donos da Bragaparques, Domingos Névoa, foram uma prenda de casamento; um cheque de 5 mil euros de Salvador, presidente do Braga, foi igualmente uma prenda de casamento; outros cheques serviam também para pagar dívidas que terceiros tinham contraído as que aqueles não guardavam documentos porque avançaram com o dinheiro em momentos difíceis da vida dos amigos.

As explicações para as transferências são as mais variadas. Pedro Machado diz, por exemplo, que transferia dinheiro para a conta do pai porque aquele lhe ficara a dever. E quando o fluxo é inverso devia-se ao facto de os pais precisarem, eles próprios, de ajuda económica.

Outra particularidade: embora não apresentasse rendimentos muito elevados, Mesquita Machado e a família sempre revelaram grandes cuidados com as poupanças. Antes de os filhos serem autónomos, o presidente da Câmara chegava a depositar 1/5 do que auferia em contas-poupança.

Mesmo assim um gosto especial é comum à família. São proprietários de boas viaturas (apenas Mesquita Machado não tem um único carro em seu nome) e donos de várias casas, em Braga e no Algarve. A PJ não conseguiu fazer o levantamento das embarcações por falta de resposta das capitanias.

Há anos que a fortuna de Mesquita Machado é alvo das mais diversas especulações. No entanto, a investigação nasce de uma entrevista de Miguel Brito, então vereador do CDS/PP na autarquia bracarense.

Em Setembro de 2000, um jornal regional publicou as declarações do vereador demissionário, que assumia a pasta das Actividades Económicas. Directamente, disse que muitos funcionários camarários apresentam sinais exteriores de riqueza incompatíveis com os salários que auferiam. As insinuações estendiam-se a Mesquita Machado e deram origem a uma investigação da Polícia Judiciária do Porto.

Oito anos depois, em Novembro de 2008, após centenas de diligências e milhares de documentos reunidos, o procurador do Ministério Público de Braga, arquivou o processo, por entender que “não se consegue afirmar que foi este ou aquele quem corrompeu e determinar quem foi corrompido, ou sequer se terá havido corrupção”.

No documento a que o CM teve acesso, redigido um mês após Domingos Névoa e Mesquita Machado terem prestado declarações na PJ de Braga, o magistrado José Lemos entende que não se retira “dos autos qualquer base probatória suficientemente consistente, susceptível de sustentar a dedução de acusação contra quem quer que seja”.

Mais: o despacho sublinha que “do confronto das declarações dos vários intervenientes inquiridos não resultam contradições relativamente à matéria analisada.

Contactado pelo CM, Mesquita Machado não quis prestar declarações.

Yo no lo creo en las bruja, pero que las hay, las hay...

Que a corrupção existe é um facto, e que justiça não chega aos grandes, também...

Uma absolvição em tribunal, nem sempre significa inocência dos arguidos. A absolvição por aplicação do princípio In dubio pro reum, acaba (quase) sempre por beneficiar os mafiosos, os crimonosos e os corruptos deste país.
Temos bastantes exemplos deste género na justiça portuguesa: FP-25 de Abril, Fax de Macau, UGT, Hemofílicos, Ministério da Saúde, Universidade Moderna, AquaParque, Casa Pia, Apito Dourado, Submarinos, Portucale, Operação Furacão, Caso Freeport, Fátima Felgueiras, Isaltino Morais, Valentim Loureiro, etc. etc. Tudo figuras públicas protegidas pelo tráfico de influências e ligadas principalmente aos sub-mundos da política e do futebol, mas com capacidade financeira bastante, para se rodearem dos advogados mais influentes da praça.


Quais foram os castigos?
- Regra geral, nos casos em que os processos não prescreveream, os arguidos foram absolvidos por falta de provas. Mas nunca algum político foi absolvido por inocência (há coisas fantásticas, não há?)


  • Coitados dos pobres, que quando roubam pão para darem de comer aos filhos, levam porrada da polícia e ainda são condenados. Na realidade, são condenados por terem falta de dinheiro.

  • Os grandes, roubam, roubam quanto podem, e ainda pedem indemnizações por difamação.... Puta que os pariu!!!!

Vergonhoso para a justiça portuguesa.

21 comentários:

Anónimo disse...

Além de tudo o resto - que é muito! -
pergunto o seguinte:

ONDE É QUE SE COMPRAM FARMÁCIAS POR
450 MIL EUROS???

PORREIRO, PÁ!!!!

Anibal Duarte Corrécio disse...

Zé de Braga ! Conseguiste hoje dizer uma expressão que tenho evitado referi-la, mas que vou agora escrever FILHOS DA PUTA ! FILÇHOS DA PUTA DAQUELES QUE OCUPAM CARGOS POLÍTICOS E CUJOS PRINCÍPIOS SE ORIENTAM PARA A CORRUPÇÃO SOB A CAPA DE GRANDES ENGENHEIROS E FAZEDORES DE OBRAS !

Anibal Duarte Corrécio disse...

Vou repetir porque houve uma gralha e não desejo mal entendidos :

FILHOS DA PUTA DAQUELES QUE OCUPAM CARGOS POLÍTICOS E CUJOS PRINCÍPIOS SE ORIENTAM PARA A CORRUPÇÃO SOB A CAPA DE GRANDES ENGENHEIROS E FAZEDORES DE OBRAS!

Zé de Braga disse...

Caro Abníbal:
Também eu utilizei aqui pela primeira vez, a expressão "PUTA QUE OS PARIU".
Recorri a tal expressão, após ter consultado um linguista, que considerou que os limites do bom senso foram de tal forma ultrapassados, pelo que a expressão PUTA QUE OS PARIU é a única capaz de caracterizar o comportametno de tais indivíduos e individualidades.
Abraços

Anónimo disse...

Olá Zé,

Ao ler este post, a primeira expressão que me veio à cabeça foi exactamente PUTA QUE OS PARIU!!!

Ainda que não fique bem a uma menina dizer destas coisas, estou-me nas tintas, porque estes CABRÕES não merecem meu respeito.

Manuel Santos disse...

Detesto a expressão "PUTA QUE PARIU", mas reconheço que é a única que se aplica a esta situação.
- sou solidário: puta que os pariu

Anónimo disse...

Permitam-me usar outra expressao
FODA-SE...FFFFOOOODDDAAAA-SEEEEE
falei....

Mário Sinaleiro disse...

Farmácias a 450 mil euros?
Compro já meia dúzia, onde estão elas?
Puta que pariu...até as farmácias estão em crise!

Nland disse...

isto n é novidade pa ninguem, mas finalmente saiu a noticia num jornal publico.. certamente ele n é o unico a enriquecer... basta de ser enganados... PUTA QUE OS PARIU... cumprimentos

dumemartinho disse...

Ho Zé;
O que chamas aos gajos da justiça que arquivaram os casos?

Anibal Duarte Corrécio disse...

Ho Zé;
O que chamas aos jajos da autarquia que metem dinheiro ao saco ?

Anónimo disse...

Portugal só pode ser depurado pelo fogo.
Entendam isto como quiserem.

Anónimo disse...

Falta colar ao CM os artigos do SOL sobre o Névoa e o seu quase irmão Manuel Serino, em 20 e tal anos passaram de desgraçados e agora são dos mais ricos de Portugal. Por isso agora é pensar, para esses parolos terem ficado milionários, quem os levou a isso deve ter ainda mais. Estamos a falar de milhões e não de milhares. Isso que vem nos jornais é apenas o que é público, o que toda a gente sabe. E o resto? Imagino quanto não andará por off-shores... Como dizia um comentário na página do Correio da Manhã, "no meu tempo a minha geração pegava em armas para combater essa gente, hoje em dia toda a gente se ri e não quer saber."

Anónimo disse...

Falta colar ao CM os artigos do SOL sobre o Névoa e o seu quase irmão Manuel Serino, em 20 e tal anos passaram de desgraçados e agora são dos mais ricos de Portugal. Por isso agora é pensar, para esses parolos terem ficado milionários, quem os levou a isso deve ter ainda mais. Estamos a falar de milhões e não de milhares. Isso que vem nos jornais é apenas o que é público, o que toda a gente sabe. E o resto? Imagino quanto não andará por off-shores... Como dizia um comentário na página do Correio da Manhã, "no meu tempo a minha geração pegava em armas para combater essa gente, hoje em dia toda a gente se ri e não quer saber."

Unknown disse...

Têm mais que motivos para expressar os vossos sentimentos, que, afinal, são tão comuns a tantas outras individualidade.
Mas, caros amigos, vocês marcam a diferença pelo civismo com que abordam as questões, tocando em pontos sensiveis e fazendo-nos rir da ferida.
Não sigam o facilitismo do despautério, mantenham a vossa sobriedade. Com certeza que fazem a diferença.
Atentamente,

Anónimo disse...

Mas que raio de justiça é esta? Uma pessoa lê esta porcaria e fica sem palavras. No final de contas, aquela besta fica livre para fazer o que quer

Anónimo disse...

Terá sido à conta deste post que o "Bracara Angustia" foi apagado da lista de blogs do "Avenida Central"?...

Zé de Braga disse...

Caro Sampy:
Coincidência? Talvez.
Mas não me compete fazer aqui juízos de valor acerca das verdadeiras razões que levaram os responsáveis pelo Avenida Central ter apagado e este e outros blogues da sua lista.
Cada um namora com quem quer, mas nós, no Bracara Angustia, não seguimos o princípio do "olho por olho"
Os cães ladram mas a caravana passa.
Bem haja.

Macnet disse...

pó caralho esses gajos! ou pra grande puta que os pariu! mas aposto como ganha novamente com maioria!

Zé de Braga disse...

Caro Macnet:
Adjecitvos qualificativos mais adequados? também não encontrei no diccionário.
Apesar de compreender o seu desânimo, há que ter um pensamento mais optimista, pois a história diz-nos que todos os impérios caem por si, mas de podres....

Macnet disse...

O que eu vejo é um eleitorado que não tem capacidade de entender o poder que tem e que infelizmente desde o 25 de abril o exerceu quase sempre mal.

eu sou jovem por isso ainda vou a tempo de ver outras pessoas na Câmara e espero ver mas sinceramente cada vez mais percebo como são os meandros da política e a sua esfera de influência e promiscuidade com empreiteiros e afins.