22 maio, 2009

Salvar a Barbearia Matos

Eis chegado o fim! A BARBEARIA foi notificada, judicialmente, para desocupar o espaço.
Não deixemos "morrer" a BARBEARIA MATOS, na Rua do Souto 21, Braga. Quando aqueles que têm a responsabilidade de zelar, defender e preservar o património cultural de um povo, resta a cada um de nós tomar a iniciativa de lutar pela salvaguarda e preservação de um património que é de todos e para todos. Participe na petição.

Salvar a Barbearia Matos





Barbearia Matos (Filho) Localizada no rés-do-chão da Casa de Teodósio de Almeida (Rua do Souto, 21 em pleno centro histórico de Braga), todos os anos é visitada por milhares de turistas, vindos dos quatro cantos do Mundo, que tiram fotografias, falam com o simpático barbeiro (Manuel Matos Filho), tecendo elogiosos comentários ao ambiente e ao mobiliário, cuidadosamente conservados, como se por momentos estivéssemos na Braga de inícios de novecentos. O mobiliário (espelhos, bancada, móvel-lavatório, cadeiras de ferro e de madeira, entre outras peças) é de uma beleza única, encontrando-se muito bem cuidado e tem sido objecto de propostas de compra. Mais insistentes do estrangeiro, de Portugal têm surgido algum interesse neste mobiliário embora estes já se tenham apercebido de que os interesses estrangeiros são superiores aos seus.O processo judicial de despejo do subarrendatário (o barbeiro) determinou o encerramento da Barbearia Matos e este Património único, no seu contexto natural perder-se-á irremediavelmente. Tudo isto porque a Barbearia tem um contrato precário de décadas (do tempo do Sr. Matos Pai), quando a palavra de um Homem valia mais que um papel. Torna-se urgente que o pedido de classificação do imóvel, que foi proposto pela ASPA ao IPPAR (actual IGESPAR), tendo esta entidade remetido o respectivo processo para Câmara Municipal de Braga com o intuito de classificar o espaço como Património Municipal, o que até ao momento ainda não aconteceu. Pedia que questionassem a Câmara municipal de Braga , e convidassem amigos a fazerem parte desta corrente cultural, tornando-a imparável, contactando a Presidência da CMB através do seguinte endereço electrónico: gab.presidencia@cm-braga.pt

Published by Carla, on Jul 23, 2008

Category: Culture

Region: Portugal

Target: Câmara Municipal de Braga


9 comentários:

Anónimo disse...

Olá Zé. Se não te importas, e para não estar aqui com grandes filosofias, vou fazer copy/paste deste post, para chegar a mais pessoas. Pode ser?

;)

Anibal Duarte Corrécio disse...

Já para a petição !

regadas disse...

Quantos artistas vão lá cortar a trunfa, aparar as suiças, escanhoar o barbame?
Além da petição porque não fazem bicha à porta do Matos?
É muito bonito botar petições mas tenho a certeza que o estaminé frequentado por dezenas de artistas todos os dias encolhia o escroto aos camelos que querem deitar aquilo ao lixo.
Toninho Regadas

Unknown disse...

Lá anda o Zé de Braga, armado em intelectual de esquerda, e desistiu de fazer o 12 ano nas novas oportunidades.
É melhor o senhor cultivar-se mais e dedicar-se mais um pouco ao estudo e assim, pode concluir o ensino secundário.
cumprimentos

regadas disse...

O João é uma besta!
Cultiva-se com a bosta sobrenadante das fossas culturais e considera os que têm outra cultura uns pobres de espírito.
Só quem concluiu o ensino secundário é merecedor de ter ideias e se as tiver não pode ser de esquerda.
O ataque mesquinho, roto e baixo caracteriza os lambe-botas da situação.
Vá ao Matos e peça para lhe aparar os pelos púbicos com creolina.
Toninho Regadas

Manuel Santos disse...

mais vale acreditar na seriedade intelectual do Zé de Braga, do que na daqueles que tiraram os cursos mas não se formaram, pelo menos como cidadãos.

Anónimo disse...

http://dafotografia.blogspot.com/search?updated-max=2008-03-12T05:38:00Z&max-results=1

Anónimo disse...

www.vimieiro2013blogspot.com

acusação grave

Mário Sinaleiro disse...

bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus.