18 dezembro, 2010

Bispo acusa gestores formados na Católica de ferocidade

O bispo auxiliar de Lisboa, D. Carlos Azevedo, admite que os gestores formados pela Universidade Católica Portuguesa (UCP) não seguem a doutrina social da Igreja e professam, nas empresas, um tipo de gestão feroz na dimensão humanista.

Falando na tertúlia "125 minutos com...", na noite de quinta feira, no Casino da Figueira da Foz, após ter sido questionado pela anfitriã, Fátima Campos Ferreira, sobre se a doutrina social da Igreja não é aplicada no curso de Gestão da UCP, D. Carlos Azevedo respondeu: "Pelos vistos [não]. Há uma cadeira, mas é capaz de ser uma cadeira um bocadinho isolada do resto das matérias."

Para o bispo, "foram dados Prémios Nobel de Economia a gente que defendeu as teorias que agora são a causa da nossa desgraça" e "portanto, não admira que também possa ser admirado e apreciado um certo tipo de gestão selvagem", disse D. Carlos Azevedo, argumentando que "nem sempre o prémio Nobel é razão de apreço ético quanto às consequências do futuro".

Fátima Campos Ferreira lembrou que a UCP "é considerada uma das melhores escolas de Gestão da Europa, está nos rankings de topo" e D. Carlos Azevedo respondeu, argumentando que "nós estamos a ver, neste momento, que esse tipo de Gestão não tem em conta a globalidade do desenvolvimento, não tem em conta o desenvolvimento integral, tem em conta apenas o lucro".

"E, de facto, as empresas, quando contratam esses gestores, exploram ao máximo, despedem quanto é preciso. São ferozes em dimensões humanistas, não é esse tipo de gestores que respeitam a doutrina social da Igreja", declarou

por Lusa

4 comentários:

Ambrósio disse...

Este Bispo é Discípulo de Deus e tem qualidades para ser sucessor de S. Pedro. Mas algo me diz que nem a Cardeal chega, eles não deixam e vão tentar cala-lo.

Ambrósio

Anibal Duarte Corrécio disse...

Este bispo tem que se lhe diga.

Anónimo disse...

"Governo admite tirar estatuto de interesse público ao Isave"

http://jornal.publico.pt/noticia/20-12-2010/governo-admite-tirar-estatuto--de-interesse-publico-ao-isave-20869919.htm

Anónimo disse...

espaha brazas: andas enganado relativamente onde pões os comentários. Não sabes comentar no local apropriado???