21 dezembro, 2010

ISAVE - a fuga em frente???

Governo aprova - Fundação Padre António Vieira cria nova escola de desporto

No próximo ano lectivo entrará em funcionamento a Escola Superior de Desporto de Braga, que será gerida pela Fundação Padre António Vieira (FPAV). O interesse público desta escola foi reconhecido pelo Conselho de Ministro a 24 de Setembro e prevê a criação de uma instituição de ensino superior destinada a 270 alunos.

Durante vários anos, o processo de reconhecimento da escola esteve parado, o que motivou requerimentos de deputados do CDS, PCP e BE em Junho passado, nos quais era pedida celeridade ao Ministério da Ciência, Tecnonologia e Ensino Superior (MCTES) para aprovação da instituição.

A escola vai ficar instalada no Parque de Exposições de Braga, utilizando também o Estádio 1.º de Maio, os complexos de piscinas da cidade e outros equipamentos desportivos arrendados à autarquia. A FPAV prevê criar uma escola de treinadores - já no próximo mês -, um centro de medicina desportiva e outro de formação em desporto escolar.

O Isave teve uma equipa de andebol no campeonato nacional da 1.ª divisão. O instituto está ainda associado ao Colégio Sete Fontes, em Braga, liderado pela mulher de Henriques.

Foi em 2002/2003 que o Instituto Superior de Saúde do Alto Ave (Isave) começou a funcionar. Tinha então 350 estudantes. Hoje, o instituto tem 830 alunos, cerca de 100 professores e 40 funcionários. A oferta é de nove licenciaturas em áreas de saúde; oito cursos de pós-graduação, seis mestrados e cinco doutoramentos.

O Isave é propriedade da Ensinave, empresa criada no início de 2001, com um capital social inicial de um milhão de euros, do qual 15 por cento pertencem a José Henriques. A Gerasave, outra empresa gerida pelo presidente do Isave, detém 60 por cento da Ensinave.

Quando da criação do Isave, sete por cento do capital era propriedade do vigário-geral da Arquidiocese de Braga, cónego Eduardo Melo. Em 2007, a Ensinave foi transformada em sociedade anónima, passando José Henriques e o cónego Melo a gerentes. O histórico dirigente da Igreja Católica manteve-se em funções até à morte, em Abril de 2008.

Seis meses depois, Henriques renuncia ao cargo de presidente do conselho de administração, sendo substituído, em Maio do ano passado, por Salmo Souza. A empresa instituidora do Isave tinha, em 2008, o último ano em que apresentou contas, 68 funcionários e uma facturação de 6,8 milhões de euros. Em 2006/2007 o Isave mudou-se para um edifício que custou 15 milhões euros.

9 comentários:

Anónimo disse...

Dúvidas, Zé?
eu não!
vão mesmo dar de frosques...
qual a saída!?....

Anónimo disse...

A NOTÍCIA É CLARA, que perderá o direito é o ISAVE que pertence a ENSINAVE:

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) admite retirar o estatuto de interesse público ao Instituto Superior de Saúde do Alto Ave (Isave). Para a tutela, a empresa Ensinave, que se encontra em insolvência, continua a ser a detentora legal do Isave, na Póvoa de Lanhoso, e não a Fundação Padre António Vieira (FPAV), uma vez que não aprovou a alteração

Anónimo disse...

já era tarde, esta faculdade é uma treta.

Anónimo disse...

"Anónimo disse...
já era tarde, esta faculdade é uma treta."
Estivesses lá tu a estudar a ver se dizias isso seu pascaço.
Coitados dos miúdos se realmente fechar, também tenho um filho a estudar na UM, que há uns tempos teve uns problemas do género, mas é pública, safa-se sempre.

Anónimo disse...

Nota-se que andam aqui muitos interessados em que essa faculdade feche... enfim...deixem os problemos dos otros ou, têm alguma coisa a lucrar com isso? Ou não têm mais nada para fazer??? Não têm que estudar, trabalhar, empreender,etc, etc. deve ser isso...em Portugal vive tudo à custa de subsídios, rendimentos de inserção, atestados, etc etc. Ou seja: enquanto o estado social durar vai-se brincando em blogues com comentários que parecem por vezes setenças finais de tribunais. já não chegam os jornalistas incompetentes.

Anónimo disse...

Se criticas, pq comentas? Vai trabalhar entao!

Anónimo disse...

O Isave tem os alunos que merece: entram com menores notas, saem com menos cérebro. Tal e qual.
Puta das privadas, só tem merdas!

Anónimo disse...

Puta de observaçao ó tu que comentaste antes de mim... Aposto q és 1 dos muitos q passa 6 ou 7 anos pra acabar um curso numa publica, como ha muitos na UM, notando-se assim, um cerebro muito superior ao dos formados no isave... Puta de burro q és

Anónimo disse...

o ISAVE era uma escola boa teve foi muitos filhos da puta que se aproveitaram daquilo. O Presidente é um ladrão, mas olhem que alguns Prof que vieram do Brasil são ladrões como ele, pois além de terem xulado o isave quando aquilo dava dinheiro agora andam por aí a dizer mal daquilo e a roubar alunos ao isave.