12 dezembro, 2007

Pedido ao Menino Jesus: Sete Fontes a parque da cidade de Braga


Como o aproximar de mais uma quadra natalícia, chegou a altura de todos nós formularmos os nossos pedidos ao Menino Jesus (o Pai Natal está velhinho e anda muito ocupado) e os nossos desejos para o novo ano que se avizinha.

Assim, para o sapatinho dos bracarenses, pedimos que o complexo das Sete Fontes e área envolvente (não só a área de protecção prevista por lei) dê lugar ao nascimento do futuro Parque da cidade ou simplesmente “Parque das Sete Fontes”.
Não estamos a pedir muito, apenas algo que nos parece legítimo.

A criação do “Parque das Sete Fontes”, permitiria dotar este local com um centro de interpretação histórico e ambiental, de zonas de lazer, de percursos pedonais com visitas guiadas ao interior das minas, etc. Até poderia mesmo funcionar como complemento à “Quinta Pedagógica”, aumentando desta forma a oferta cultural e ambiental a todos os cidadãos em geral e aos amantes da natureza e da preservação de importantes legados históricos em particular.


Dada a sua localização e o fácil acesso, os bracarenses poderiam ver preservada uma importante área ecológica de interesse público e valor histórico, funcionando também, como zona tampão à proliferação desenfreada do betão. Apesar da criação de zonas verdes fazer parte dos planos anuais do município de Braga, a sua concretização tem vindo a ser sucessivamente adiada ano após ano, o que revela falta de sensibilidade e de vontade política por parte da autarquia.

Para que tal seja possível, é necessário que haja empenho por parte dos cidadãos e, principalmente dos políticos. Assim:

1 - Gostaríamos de ver a sociedade civil mais envolvida neste debate, já de si merecedor das devidas atenções por parte da respectiva Junta de freguesia e da ASPA que, fruto dos estudos promovidos por esta associação de utilidade pública, este importante complexo foi classificado como Monumento Nacional pelo IPPAR. Desta forma, deu-se um importante passo para a dignificação e protecção do importante sistema de abastecimento de água à cidade de Braga do séc. XVIII
2 – Gostaríamos de ver a Edildade e os partidos políticos com assento na Assembleia Municipal, com coragem para promoverem este debate em sede própria, de forma a discutirem a sua viabilidade e a possibilidade de concretização.

Haverá quem tenha medo das Sete Fontes?




9 comentários:

Anónimo disse...

Olá. Será que me podem dizer onde ficam as Sete Fontes? E, concretamente, o que é que são? Sinceramente, nunca ouvi falar delas?

Zé de Braga disse...

Caro anónimo:
Teremos todo o prazer em indicar-lhe as coordenadas para lá chegar.
As sete fontes ficam nas traseiras do Retail-Center, mas para lá chegar de carro talvez seja melhor, ir pelo Areal, passar o Quartel e depois vira à direita. Depois basta perguntar, pois os prédios tapam a vista do acesso, pelo que se torna um pouco difícil de explicar.
De qualquer das formas, aqui vão uns links sobre esta maravilha:
http://bravosdaboaluz.blogspot.com/2007/04/visita-s-sete-fontes-31-de-maro-de-2006.html

http://www.juntasvictor.pt/patrimonio.htm

http://www.aspa.pt

Se necessitar de mais informação, poderá enviar-me um mail, pois teremos todo o prazer em ajudá-lo no sentido de poder conhecer este maravilhoso complexo monumental.
Um bom desafio para o fim de semana...e aguardamos novidades sobre o que viu
Cumprimentos

Anónimo disse...

"o Pai Natal está velhinho e anda muito ocupado"...terá ido mudar a água as azeitonas?

Anónimo disse...

Alguém me sabe explicar onde fica?
Colégio de S. Salvador?
Castelo da Cidade?
Passeio Público?
Rua da Água?
Teatro S. Geraldo?
Palacete do Raio?
Campo dos Laró?
Capiteis Romanos da Sé?
Banco do Minho?
O Anónimo vive no século XXI. Destruam as sete fontes já!

Johan disse...

Eu pus algumas fotos das Sete Fontes com referência geográfica no Panoramio:

http://www.panoramio.com/user/71024/tags/Sete%20Fontes

Johan disse...

Podes também ver esta mapa :
http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8&hl=pt-PT&msa=0&msid=111074842472873181599.00044a9a68ffbbf6416ee&t=h&z=15

Greenvile disse...

Ola

eu vivo há pouco tempo em Braga e não consigo imaginar como foi possível deixar chegar a este estado algo tão magnifico e identificativo da nossa cultura.

tenho uma duvida, estive a ver no Google Earth e verifiquei que existem varias vedações. o complexo está nos terrenos de algum particular? ou é publico? se quiser ver posso entrar livremente?

ATT

Johan disse...

acho que parte pertence aos particulares e parte do estado, mais não sei qual partes. os empreteiros já usa segunranças para "protegir" a area em obras. mas não sei o trabalho aínda está legal, depende se o tribunal das conta já digo sim para as obras (e a parceiria privado-publico).

sim, acho que não há problema visitar as Sete Fontes. Foi lá ontém.

Zé de Braga disse...

Caro Greenvile:
A visita às Sete-Fontes, é gratuita.
Quanto aos titulares dos terrenos, o Johan já deu uma informação mais precisa do que a que eu lhe daria.
Se necessitar de mais informação para aceder ao local, pode contactar-me (bracara.angustia@gmail.com)
Cumprimentos