05 dezembro, 2007

Patrono de Braga: S. Geraldo e não S. João


Hoje, 5 de Dezembro, a cidade Braga celebra o dia do seu patrono S. Geraldo, clérigo francês, bracarense por adopção.
Apesar de não ser feriado municipal e da grande maioria dos bracarenses desconhecer o simbolismo que este dia tem para a sua terra, vale a pena abdicar de alguns minutos e visitar a capela de S. Gerado à Sé de Braga, seja para rezar e invocar ao Santo por melhores dias para a cidade e para o concelho, seja para apreciar a beleza dos frutos (da época e não só, nacionais e importados), magnífica decoração alusiva ao milagre da fruta, atribuído S. Geraldo aquando da sua passagem por terras do Barroso, já no Outono da sua vida.
Acreditem que vale a pena.


12 comentários:

Anónimo disse...

Em campa rasa repousa
o pequenino arcebispo
esquecido e pisado
como todo o seu legado
D. Rodriogo o esquecido

Anónimo disse...

Outra vez o Toninho, inspirado... Quase fazia um quadra popular. Andas a aprender umas coisas, rapaz. Fazes bem, treina também umas cantigas, tipo "Paz, Pão, Povo e Liberdade... Todos unidos em prol desta cidade"...
Bem, só queria referir-me ao "post" no que diz respeito às rezas a São Geraldo. Disseram-me que ontem era ver certos candidatos a políticos de palminhas bem unidas a invocar o dito santo, tão absortos a invocar o além que até se deixavam ouvir nas suas preces: Meu rico São Geraldo, não deixes o Mesquita candidatar-se outra vez... Se ele volta a ganhar, lá tenho que começar a trabalhar a sério outra vez... Oh São Geraldinho, se voltar a perder, o que é digo à mulher, que ainda por cima me está a sustentar esta minha vontade de ser presidente?...
Má língua, não é?
Bem, uma coisa é certa: o tal Mesquita lá saiu ontem da capela com mais um cesto de fruta para casa. Foi o deão da Sé quem mandou preparar a oferta, para cumprir a tradição...
Chau, Toninho, porta-te bem. E não digas muitos palavrões. Agora ando a gostar mais de ti.

Anónimo disse...

O sapateiro afogueado
Depois de beber um copito
Esqueceu o palmeado
Mandou recado aflito

Como homem pregado à forma
Avia solaria por baixo
Fica com grande tromba
Até parece borracho

Preocupado com os acabamentos
Esqueceu o ponteado
Ignore os casamentos
Pense mais no enteado

Mete as mãos aflito
onde outros trazem os pés
È melhor com um copito
Sempre aguentará o revés

Anónimo disse...

Caro Sapateiro, concordo consigo.. no entanto, não deveria rogar a S. Geraldo...
É que o altar em honra deS. Judas TAdeu, advogado das causas perdidas é mais ao lado...será que se enganaram na porta?

Anónimo disse...

Companheira Ritinha, deves lembrar-te: sou agnóstico. É-me indiferente o São Judas Tadeu ou o São Ricardo de Fraião ... Não bato a essas portas, nem a outras...
E quanto a causas perdidas, não temos essa experiência, que admito amarga... É?
Um beijo.

Anónimo disse...

Ana Rita
O Sr Sapateiro de Braga como seguidor do agnosticismo que diz ser (sistema filosófico segundo o qual o espírito humano ainda se encontra impossibilitado de alcançar, sobre certos fenómenos, um conhecimento absoluto) infirma humildade e sobranceria intelectual que muito admiro.
Como é bom estar sóbrio para se não enganar nas portas!

Anónimo disse...

Toninho, outra vez a fazer um ditado?!!!! Dás-e a cada uma! Com que então aproveitaste o que o ilustre teólogo bracarense Manuel da Costa Santos estava ontem a dizer e lá deu para mais um comentário. mesmo na "mouche". Vei a calhar. Só que, Toninho, simpatizar com alguém ou com qualquer conceito, mesmo filosófico, não implica que tenhamos que ser seus seguidores... Talvez seja esta predisposição intelectual a evitar que me tivesse enganado vez alguma nas portas por onde entrei.
Ah, Toninho, hoje é que vais brilhar... assim a falar caro... Só mais uma observação: foi feio não teres deixado a Ritinha, querida, defender-se de tão vil agressão!...

Unknown disse...

A Ritinha não se deixa ir abaixo com a "vil agressão". Pois venho eu informar que também sou agnóstica!É curioso não?! E S. Judas além das causas perdidas é tambem o santinho das causas impossíveis...que me escapou de referir anteriormente. Logo...
E se pretende seguir política é bom que comece a mudar de mentalidade... porque os fieis cordeiros de Deus também votam!

Unknown disse...

E desculpe Caro Sapateiro,
perdoe-me a distração é que esqueci de me despedir de si.
Um beijo

Anónimo disse...

Ao Sapateiro de Braga (que mora bem abaixo desta na gíria popular):

Oh, meu rico S. Mesquita,
Quando saíres da retrete
Segura bem teu lacaio
Que te serve na Internet!

É que já me assusta a noite
Como a minha vida, escura...
Se ele te dá um açoite
Volto eu p'ra vida dura.

E a mim quem me sustenta,
E à prole, e à mulher?
Será que o Rio aceita
Quem bem se sabe vender?

Oh fardo de um sapateiro,
Nestas costas que dão baixa...
Se tu perdes o poleiro,
Sigo-te a toque de caixa!

Por isso meu Presidente,
A ti ergo o nosso altar!
Carregando-te contente,
Mesmo que queiras mijar...

Unknown disse...

Cara Laranjeira em Flor,
não achas que, como as chuvas tardam aí, te deverias manter segura?! è que com tempestade a flor cai e...lá se vai a fruta!
Cumprimentos

Anónimo disse...

Pra melhor compreender o 1º comentário do toninho
http://bloghistoriadearte.com/?p=8