04 maio, 2008

O velho e o novo político orrupto

O velho político corrupto limitava-se a roubar. O actual político corrupto transformou o roubo em sistema, o sistema em militância, a militância em substituição das leis e instituições, rebaixadas à condição de entraves temporários à construção da democracia.
O velho político corrupto roubava para si próprio, individualmente ou em pequenos grupos, moderando a audácia dos golpes pelo medo das denúncias. O actual político corrupto rouba com a autoridade moral de quem, ao arrogar-se os méritos de um futuro hipotético, já está absolvido a priori de todos os delitos do presente; rouba com a tranquilidade e o destemor de quem pode usar licitamente de todos os meios, já que é o senhor absoluto de todos os fins."
Há quem ache que ele é um patrimonialista que tira proveito do poder em termos de enriquecimento ilícito pessoal, não tenho dúvida. Por outro lado, ele também não tem espírito democrata, no sentido de que o cargo para que foi eleito, deve ser exercido com impessoalidade. Ele acha que pode beneficiar amigos e correligionários, distribuir benesses. Ele não tem espírito democrata, talvez por falta de formação. É um homem muito obscuro, mas a sua formação intelectual limitada contribui para isso."
“Autor desconhecido”

2 comentários:

Anónimo disse...

Isto é adivinha? Podemos dizer um nome? ou Vários...

Zé de Braga disse...

No meio em que vivemos, é melhor ficarmos pelos pensamentos, ou apenas comentar "muito baixinho". Cuidado que as paredes têm ouvidos.