18 junho, 2010

Agere EM (discriminação)

Exmº Senhor
Director do Jornal Diário do Minho

Hoje dia 17 de Junho de 2010 publicaram na pag. 4 do vosso Jornal um artigo com o título:

Privados decidem como donos na gestão da Agere e da Braval.

Relativamente à AGERE, referem: “a empresa decidiu fazer um pequeno aumento salarial para todos os funcionários”. Nada mais falso, de facto o se passou foi o seguinte:

Vejam esta ordem de serviço, enviada a todos os Funcionários da Agere.

“Na sequência da Ordem de Serviço nº 5/ADM/10, de 26/01/2010, sobre o assunto em epígrafe, torna-se público o seguinte:

1. Segundo comunicação do Município de Braga, foi deliberado pelo Executivo Municipal em sua reunião de 11/03/2010 a aprovação da proposta de fixação do universo dos trabalhadores a incluir na opção gestionária, tendo sido considerados todos os que reúnam os requisitos previstos no nº 1 do artigo 47º da Lei nº 12-A/2008, de 27 de Fevereiro.

No caso concreto dos trabalhadores em exercício de funções na AGERE, em regime de acordo de cedência de interesse público, são abrangidos por esta medida todos aqueles que tenham atingido pelo menos cinco pontos em 31/12/2009, o que vem na mesma linha do que consta na referida Ordem de Serviço.

2. Para consulta dos interessados, procede-se à publicação da lista dos trabalhadores abrangidos por esta medida (ficheiro anexo), onde consta o número, o nome, a categoria e as respectivas menções quantitativas.

3. A alteração do posicionamento remuneratório irá ser considerada no processamento dos vencimentos de Junho, com retroactividade a 01/01/2010, nos termos da deliberação do Conselho de Administração da Agere em reunião de 14/01/2010.

4. Proceder-se-á à celebração de contrato escrito para todos os abrangidos pela alteração do posicionamento remuneratório.

A ADMINISTRAÇÃO”

Já leram? Agora com o devido respeito, eu explico.
Com esta decisão, todos os Funcionários Públicos, a prestar serviço da Agere, tiveram direito a aumento de salário, com retroactividade a 01/01/2010.

Mas, cerca de metade dos trabalhadores da Agere, não são Funcionários Públicos e destes, apenas uma pequeníssima parte tiveram esse aumento de salário, ou seja, apenas os “homens de mão” do tal Gaspar Borges.

PODE PARECER INACREDITÁVEL, MAS É VERDADE!

NA MESMA EMPRESA EXISTEM 2 SISTEMAS, FAZENDO LEMBRAR UM CERTO PAÍS QUE DENTRO DO MESMO EXISTEM 2 REGIMES.

O Presidente da Câmara que teve poderes para accionar a opção gestionária, para os Funcionários Públicos, nada o impedia fazer o mesmo para os “outros”, seria até mais fácil, dado que neste caso nada teria que justificar ao Estado. Pois! Teria que se justificar aos “sócios” privados e, aí reside o problema.

Agora vejam algumas diferenças que existem entre deveres e direitos dos funcionários a trabalhar na mesma Empresa.

Baixa médica:

Funcionários Públicos: recebem 100%

Funcionários Privados (Seg. Social): recebem 65%

Férias:

Funcionários Públicos: 25 a 31 dias

Funcionários Privados: 22 a 25 dias

Horário:
Funcionários Públicos: 7 horas/dia

Funcionários Privados: 8 horas/dia

Ainda há mais, mas fiquemos por aqui.
Se o País, o Concelho e obviamente o Presidente da Câmara é o mesmo, será compreensível, (chamemos-lhes sem reservas) este disparate? E porquê? Afinal, de facto, quem manda na AGERE’?

Só para lembrar!
O Município detém 51% do capital da Empresa e os Privados 49%. Mas não parece, pois não?!


Aníbal Acácio

11 comentários:

Anibal Duarte Corrécio disse...

"O Município detém 51% do capital da Empresa e os Privados 49%. Mas não parece, pois não?!"

Não parece não !

Qualquer que seja a percentagem, é igual ao litro.

É o fungágá do social-mesquismoo !

Anónimo disse...

De facto, a democracia ainda não chegou a todo País,pelo menos a Braga, ainda não! Será que a filha do Ex-Administrador (Catedrático Nuno Cervejolas), também teve aumento?

Anti-agerete.

Unknown disse...

Ó an'onimo, ainda não reparaste que ex-adm da merda=NR, desde que lá chegou o presidenhte do CA só l'a anda a tapar buracos. Dizem nos corredores que o NR anda todo invejoso porque o NA tem um mercedes maior e com motorista. Al'em disso foi corrido do seu antigo gabinete... Pelo que sei a filhinha não foi aumentada. Ha ha ha... Já foi tempo.

Anónimo disse...

Deixem o homenzinho sossegado, que agora tem que tratar da vida do filho. Ou vai para as compras dos TUB ou vai para a agere. Ainda vão arranjar o posto de director de canil.

Anónimo disse...

Queres ser aumentado, junta-te ao jorginho... Para uns há crise e para outros até entram a ganhar muito. Já agora, porfavor NÃO CAGUEM NO RIBEIRO, para isso estão lá outros.

Ribeiro= pequeno rio.

Unknown disse...

Não te esquecemos, NR. Continuamos a gostar muito de ti. Tens que vir tomar um cafézinho conosco, em Merelim no sítio do costume. E podes pagar a conta no fim. Tens duas maneiras: ou facturas a conta à agere (como de costume), ou levas um envelope com "pasta" daqueles que te dão e pagas a despesa ao pessoal.

Anónimo disse...

AGERIANOS, o filho do "NR", como vocês chamam, ainda vai para a vossa beira. Se é para director do canil não sei. Mas por aqui, deve ser como na agere: filho(a) de quem... uuuuuuuuu As compras dos TUV é para outros com mais PODER.
Comenta-se nos serviços, que esse vosso ex-adm até politicamente foi chutado para o lado. Já parece mal aparecer ao lado dele. Tira votos, percebem agerianos. Felicidades tuberianas camaradas.

Anónimo disse...

Avisem o Ribeiral.

"La Bomba" está a ser cozinhada.
Ele que escolha uma cela virada para o mar. Ha ha ha...

Unknown disse...

VAMOS ACABAR COM ESSA RAÇA DE CORRUPTOS. NOVA ORDEM SOCIAL É NECESSÁRIA. QUEREM VIVER À CUSTA DE ROUBAR O QUE É DOS TRABALHADORES E DOS CIDADÃOS DE BRAGA. EU NÃO PAGO CADA VEZ MAIS ÁGUA, À CUSTA DO GAMANÇO DESSES SENHORES DA AGERE CORRUPTOS. TODOS SABEM QUEM ELES SÃO E NÃO VÃO CONTINUAR A GAMAR SENÃO....

Anibal Duarte Corrécio disse...

Ó 26...Que pedal !

Anónimo disse...

Bem feito quiseram ver o mundial de de campo novo do Arq.ºSouto Moura de platibanda na pedreira agora fodem-se que pagam a mula roubado, tivestes que dar o cavalo bracarense aos privados da Agere aos 49% . Agua mais cara outras maningâncias pois eles tem que ir buscar dividendos da construção.Quiseram cagança de sestádio noivo tendes que o pagar e a meneira foi vender a Agere.