28 janeiro, 2011

Fui à bola, imaginem......Vi os Vândalos de claques do SCBraga, a criar desacatos num jogo que não lhes dizia respeito

Ontem, fui à bola ao histórico 1º de Maio.

Um amigo convenceu-me a ver este jogo histórico entre a equipa amadora de Merelim e os profissionais de Guimarães.
Chegamos atrasados ao estádio e foi bonito ver aquela moldura humana que enchia a bancada poente. Merelim foi em peso ao futebol, famílias inteiras estavam lá, dando alegria e côr ao espectáculo a partir das bancadas.

Do outro lado, na bancada nascente, aquilo mais parecia um campo de concentração, com o espectáculo deplorável das claques de Guimarães que se deslocaram ao 1º de Maio, entoando cânticos:
- filhos da puta SLB (perguntei ao meu amigo o que significava SLB e ele lá me disse que era a sigla do Benfica).
- Braga é merda, Braga é merda….
Mas afinal, o que é que o Benfica e o Braga tinham a ver com este jogo? Pelos vistos o Braga até já tinha sido eliminado da taça…

As gentes de Merelim, nada têm a ver com estes clubes, mas enfim, pelos vistos, essa jagunçada que faz parte das claques é como os papagaios: fora das frases decoradas e na ausência de droga na cornadura, nada mais sabem dizer.

Eis que a meio da 2ª parte, um grupo de vândalos com aspecto deplorável (daqueles que usam arganéis no focinho e brincos nas sobrancelhas) entrou para estádio, avançando o muro na parte sul, perante o olhar permissivo e complacente dos polícias que se encontravam no local. Estes nada fizeram.
Eram cerca de uma centena, nunca vi tanta jagunçada junta. Avançaram uns atrás dos outros em procissão junto à vedação, em poses deploráveis e provocadoras. Perguntei se este tipo de gente vinha toda de Merelim. Mas não, estes são membros de uma das claques do Braga, chamada “Red Bois” acho que é esse o nome…

Ao passarem na junto à cabine do Guimarães, arremessaram para o campo uma série de objectos, entre os quais bolas de golfe. Com que intuito, se o clube deles nem sequer estava a jogar?

Vim a saber que estas atitudes são puníveis com multas elevadas, mas quem as paga é o clube de Merelim e não o Braga e muito menos esses jagunços…..

Mas isto não ficou por aqui. Quando os adeptos do Guimarães se preparavam para o regresso a casa, eis que estes vândalos das claques do Braga, apedrejaram os autocarros, causando prejuízos consideráveis

Ainda bem que as gentes de Guimarães sabem muito bem que foram os adeptos do Braga e não as gentes de Merelim que perpetraram tais actos. No entanto, em termos disciplinares, paga o justo pelo pecador…

Vi o sentimento de revolta de muita gente e houve mesmo uma senhora que desabafou em voz alta: Era passar lá um avião, regá-los a todos com gasolina e, chegar-lhes fogo, acabava-se com o mal...”

Hoje é público que as claques são do pior que existe na sociedade portuguesa em geral e no futebol em particular. São um antro de degradação social, de tráfico de drogas, de vandalismo, de tudo que de pior possa existir.
Vemos frequentemente as forças policiais a proteger as claques, perdão, esta corja de jagunços, quando se dirigem para os estádios.
Os clubes dizem que não as apoiam, mas cedem-lhe lugares cativos nos estádios e bilhetes a preços mais baixos.

Em Braga, até tiraram as cadeiras do estádio novo para os meter lá como animais todos amontoados uns nos outros.
Agora não me venham para cá argumentar que as claques dão força aos clubes, dão colorido aos jogos (só se for o colorido que só eles vêem devido à ingestão de substâncias psicotrópicas).

As claques, tal como as vemos, são do pior que temos na sociedade, são dos ambientes mais degradados que conhecemos.
Se não se sabem comportar como gente civilizada, porque é que os deixam entrar nos estádios e porque é que lhe dão estas benesses todas?
Responda quem souber.

22 comentários:

Anibal Duarte Corrécio disse...

Se calhar esses jagunços estavam a descarregar o 'contentamento' pelos brilharetes e os êxitos das últimas 'vitórias'...É tempo do S.C. Braga patrocionar com o auxílio da Câmara e os fundos europeus uns cursos de educação cívica desportiva para os associados mais afoitos...

Anónimo disse...

essa acção teria a duração de um ano, de preferência no Tarrafal

dumemartinho disse...

Caro Zé e Anibal;
Nada de diabolizar somente os de Braga, se o Braga fosse a Creixomil acoisa era muito pior.
A coisa está feia por todo o lado.
Não é só problema nosso, há que cascar em todo o lado.
Abç

dumemartinho disse...

Caro Zé e Anibal;
Nada de diabolizar somente os de Braga, se o Braga fosse a Creixomil acoisa era muito pior.
A coisa está feia por todo o lado.
Não é só problema nosso, há que cascar em todo o lado.
Abç

Anónimo disse...

Estas claques do Braga e o clube também não passam de um satélite ali da zona das antas e um monte de mentecaptos.
A maioria nem o 9º ano tem.

weasel disse...

Caro Zé de Braga, concordo com o teor do teu texto. Devo aliás acrescentar, que sempre que ocorrem este tipo de incidentes, como adepto Braguista, me sinto envergonhado!

As claques podem argumentar o que quiserem, mas enquanto não erradicarem do seu seio os elementos que contribuem para estas situações (e isso é possível) nunca serão mais do que vândalos que aproveitam o subterfúgio de apoio a um clube para exteriorizar a versão animalesca do que são na realidade.

Zé de Braga disse...

Caro Dumemartinho:
não podemos justificar actos bárbaros e criminosos, com o argumento de que os outros também o são.
Creixomil nada tem a ver com o jogo em questão.
Não podemos pôr paninhos de água quente para encobrir tais actos inqualificáveis.
Uma realidade é certa: ESSES VANDALOS SÃO A ESCUMALHA DA NOSSA SOCIEDADE, QUE EM NADA CONTRIBUEM PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE PAÍS.

Anónimo disse...

assino por baixo o teor desta postage. há que ter coragem para divulgar os podres desta cidade

Unknown disse...

Apoio.

Estive lá e senti Vergonha que aquela "Gentalha" fosse conotada com o jogo em questão. Bando de vandalos imberbes. Gostei foi de ver, no final, alguns deles a levar uma cacetadas de uns policias mais zelosos...!!!

Anónimo disse...

Concordo com tudo o que se diz sobre as claques e ainda digo pior se for preciso, mas queria aqui dizer o seguinte, alguns destes senhores que aqui comentou,mesmo sem o dizer já deu para percebe que têm outro clube que não o meu Braguinha, só queria dizer a esses senhores que comparado com as claques de outros clubes aquilo é só uma amostra.

Zé de Braga disse...

Porque é que o braguinha não tenta imitar os grandes naquilo que eles têm de melhor e não neste tipo de actos deploráveis?

Anónimo disse...

Ó Zé de Braga( ou derá Zé de Lisboa)Imitar os que os os grandes têm de bom?dIZ-ME O QUÊ, QUE EU NÃO SEI!

Anónimo disse...

Gostava de ver aqui criticar o Guimarães e as suas claques... mas este blog é anti Braga por todos os poros. Tal como a escumalha do PSD que, por causa disso, nunca ha-de chegar ao poder.

Anibal Duarte Corrécio disse...

Ó porco anónimo ! Vai cagar para Alcabidexe !

El Salvador disse...

E o primeiro dos parolos sem nome que aqui vomitou deve ser daqueles que vai a Carnide quando joga o clube da terra dele cantar:
Cheira bem cheira a Lisboa.
Lá vem a parolada do norte!
Joder hermanos!!!

Zé de Braga disse...

Caro anónimo das 3:24
A sua intervençãão é no mínimo ridídula e sectária.
A nossa postagem começa precisamente com a crítica aos arruaceiros de Guimarães e só depois é dirigida aos seus congéneres bracarenses.
Um blogue, tal como as pessoas não têm que ter obrigatoriamente uma filiação clubística nem muito menos partidária.
Mantemos o que afirmamos na postagem. O que está em causa é o comportamento deplorável desta escumalha da sociedade portuguesa e não as preferências clubísticas.
Nós não vamos em futebóis e, como tal, não temos que apoiar o clube A, B ou C, mas temos o direito de denunciar todos os atropelos que são feitos`à condudta moral e social por esse refugo da sociedade protuguesa.

Anónimo disse...

no fundo, essas claques são todos uma cambada de filhos da puta e traficantes de droga

Anónimo disse...

O tal paulinho que já foi preso por tráfico de droga, não dá a cara? Então ele não mostra a sua valentia?

Além de FP são uns covardes
Canalhas

Anónimo disse...

É evidente para todos que este blog nasceu dos gabinetes do PSD. E tal como o PSD de Braga é Anti-SCB.
O Ricardinho bem tenta colar-se ao Braga mas já toda a gente percebeu que se algum dia chegasse lá começaria por liquidar o clube.

Anónimo disse...

Este anónimo das 23:19 é alguém que vive do futebol de certeza. Porque para ele é isso que interessa, quer lá saber se a cidade está bem ou mal, não, o que interessa para ele é o presidente apoiar o SCB.
É por isto e por não se importarem que se gaste 10 vezes menos em cultura que o país está na m**** e não demora muito para os vossos tão odiados espanhois vos passem a perna como 3ª cidade. Ponham os olhinhos.

MFC disse...

Estes fenómenos acontecem porque dá muito jeito aos políticos que as pessoas frustradas por montes de razões sociológicas e psicológicas descarreguem a sua ira nos campos de futebol, pois senão poderia sobrar para quem!!???
Imaginem lá!!!??? pois...
"Pão e Circo" para entreter a plebe a não se revoltar contra os homens do poder.

Mário Sinaleiro disse...

O Salazar entretinha o povo com a política dos 3 efes:
FADO, FÁTIMA e FUTEBOL
quanto mais ignorante for o povo, mais obediente se torna.