24 julho, 2009

Vigília nocturna às Sete Fontes

O Complexo Monumental das Sete Fontes é uma herança do Séc. XVIII, que começou a ser esboçada na época romana e que chegou aos nossos dias. Merece, pois, o nosso constante carinho, estima e zelo.

Assim, no âmbito da actividade “O Nosso Património – V Edição”, a Junta de Freguesia de S. Victor e a JovemCoop vão promover uma actividade inédita e inovadora, que permitirá conhecer o Complexo das Sete Fontes de uma perspectiva completamente diferente.

Sob a insígnia “ Sete Fontes – Monumento Cinco Estrelas!”, a Junta de Freguesia de S. Victor e a JovemCoop convidam todos os cidadãos de Braga e demais amigos para um encontro no Largo da Senhora-a-Branca, pelas 21h15 do dia 24 de Julho, onde se irá visualizar um vídeo sensibilizador sobre as Sete Fontes, da autoria da Junta de Freguesia de S. Victor e onde se apresentará, pela primeira vez publicamente, o blog Braga Romana, da autoria de Vítor de Sousa e Ricardino Pedro, onde se abordam as difíceis questões sobre a construção e preservação do Património(onde se inclui o caso das Sete Fontes).

Após estas apresentações, irá ser colocada na fachada do edifício da Junta de Freguesia de S. Victor uma lona alusiva à protecção do Complexo das Sete Fontes e que lançará o mote dos trabalhos a realizar na última semana, dedicados às Sete Fontes, no Campo de Trabalho”O Nosso Património – V Edição”.

Em seguida, propõe-se uma caminhada em forma de vigília nocturna até às Sete Fontes (quem desejar ir de carro deve esperar pelo grupo junto da cabine de electricidade, situada no fundo da Rua Nuno Morais, Areal) onde junto das Minas Gémeas do Dr. Alvim haverá uma observação nocturna dos astros e constelações, promovida em colaboração com a ORION – Sociedade Científica de Astronomia do Minho.

Os elementos da ORION explicarão o mapa celestial, as várias constelações e as estrelas que as formam. A vigília prosseguirá pela noite dentro, junto das Mães de Água do Dr. Alvim, com música, cantorias, conversas e boa disposição.

Este convite é extensível a todos quanto desejarem participar, havendo a recomendação que os participantes tragam lanternas, violas ou outros instrumentos, calçado confortável e agasalhos apropriados, bem como alguns géneros alimentares para a ceia nocturna.

Cremos que com esta actividade poderemos afirmar que as SETE FONTES são um MONUMENTO CINCO ESTRELAS!”
Com os nossos melhores cumprimentos,

Ricardo Pereira da Silva (JovemCoop)

Firmino Marques (Junta de Freguesia de S. Victor)

Para mais informações: Rua de S. Marcos, nº 118, 3º, 4700-328 Braga
telef.: (+351) 253 278 281 tlm.: (+351) 965 356 636