24 agosto, 2009

Escola Primária de Maximinos

Há 42 anos, viu-se a luz no fundo do túnel


Decreto-Lei n.º 47665
Atendendo a que a Câmara Municipal de Braga representou ao Governo no sentido de lhe ser cedida uma parcela sobrante do terreno onde se encontrava edificada a escola primária oficial da freguesia dos Maximinos, do referido concelho, para execução do plano de urbanização; Considerando o elevado interesse que da cedência resulta para o desenvolvimento e melhoria das condições urbanas daquela cidade: Usando da faculdade conferida pela 1.º parte do n.º 2.º do artigo 109.º da Constituição, o Governo decreta e eu promulgo, para valer como lei, o seguinte:
  • Artigo único. É autorizado o Ministério das Finanças a ceder, pela Direcção-Geral da Fazenda Pública, a título definitivo, à Câmara Municipal de Braga, a parcela, com a área de 747,20 m2, sobrante do terreno anteriormente ocupado pelo edifício da escola primária oficial da freguesia dos Maximinos, demarcada na planta anexa a este diploma e que dele faz parte integrante, mediante o pagamento da compensação de 134496$00, para efeitos de urbanização do local.
  • § 1.º O imóvel cedido poderá reverter para o Estado, por despacho ministerial, sem direito a qualquer restituição ou indemnização, se não for aplicado ao fim em vista.
  • § 2.º A cessão efectivar-se-á por meio de auto a lavrar na Direcção de Finanças do distrito de Braga, o qual constitui título bastante para efectivação dos respectivos registos, e é isenta de impostos.

Publique-se e cumpra-se como nele se contém.
Paços do Governo da República, 3 de Maio de 1967.
AMÉRICO DEUS RODRIGUES THOMAZ
António de Oliveira Salazar
Manuel Gomes de Araújo
Alfredo Rodrigues dos Santos Júnior
João de Matos Antunes Varela
Ulisses Cruz de Aguiar Cortês
Joaquim da Luz Cunha
Fernando Quintanilha Mendonça Dias
Alberto Marciano Gorjão Franco Nogueira
José Albino Machado Vaz
Joaquim Moreira da Silva Cunha
Inocêncio Galvão Teles
José Gonçalo da Cunha Sottomayor Correia de Oliveira
Carlos Gomes da Silva Ribeiro
José João Gonçalves de Proença
Francisco Pereira Neto de Carvalho.
Ministério das Finanças, 3 de Maio de 1967. - O Ministro das Finanças, Ulisses Cruz de Aguiar Cortês.

42 anos após, a referida escola encontra-se numa situação de preocupante degradação, ao que tudo indica, sem nunca ter sido alvo de verdadeiras obras de restauro.


Neste sentido, o nosso leitor, António Esteves Ferreira, enviou-nos as seguintes fotos, acompanhadas de um compreensível desabafo:
"escola devia ser encerrada por falta de condções
O amor ao ensino de Seco de Magalhães/ Mesquita Machado
"

O amor ao ensino pode ser cego, mas nunca pode ser seco. Por altura de uma exposição alusiva aos lenços dos namorados, realizada em Fevereiro do corrente ano, Seco Magalhães, anunciou, que as obras, pensadas em 2005 e orçadas em 900.000 €, “Em princípio começam em Junho, só se existir algum constrangimento, visto que a obra está em concurso público".
No entanto, os alunos, demonstrando excelente veia poética, não perderam a oportunidade de lhe dedicar uma quadra irónica:
“Querido S. Valentim
não te lembres só dos namorados,
lembra-te também da nossa escolinha
que está a cair aos bocados”.

Há 42 anos, ordenava-se: Publique-se e cumpra-se como nele se contém. Hoje protela-se e anuciam-se e executam-se as obras (de preferência a conta-gotas) apenas em períodos eleitorais e com fortes possibilidades de constarem novamente no programa eleitoral seguinte.
"Caríssimos maximinenses
Vamos todos lutar por isso
Exigir aos governantes
Mais escolas e menos chouriço"

13 comentários:

Anónimo disse...

Sr. Mesquita Machado é uma vergonha Braga ter uma escola como esta!!!!!!!!!!! Se tivesse lá algum neto com certeza que já tinha havido obras... Feche-se imediatamente a escola!. Pais e Encarregados de Educação unam-se, protestem, encerrem a escola. Só assim serão ouvidos.

dumemartinho disse...

Calminha aí, anónimo;
A culpa é do MM, mas sobretudo do Seco dos Chouriços.
Porque não defendeu o bem estar dos meninos de Maximinos durante os últimos 4 anos.
Abaixo o Chouriço, viva o Presunto.

Unknown disse...

duplamente magoado, foi a minha escola...

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Um candidato que troca chouriços por votos e um povo que lhe dá novamente confiança merecem viver na m"#$%

Anibal Duarte Corrécio disse...

Qual a diferença entre chouriços...e leitões ? Alguém se lembra do exemplo de Vila Verde... ?

Anónimo disse...

O que está a fazer no conselho municipal de educação da CMB, uma Alice Veloso, de maximinos em representação das Associações de Pais?

Anónimo disse...

lamento que em maximinos as pessoas troquem os HOMENS e MULHERES do AMANHA por chouriços e cabazes. Povo de Maximinos juntem-se e combatam esta chouriçada, pois c o seco não vamos a lado nenhum

Anónimo disse...

É de lamentar o "bota-abaixo" ao Presidente Maximinos; se não fosse ele, ainda estavamos a questionar para quando as obras na EB 1 Maximinos.Por acaso, como Pai de aluno da escola tive a oportunidade de ver na Junta os 3 Projectos-obra que o próprio executivo mandou executar por sua conta - não foi a Camara! - os quais por razões que lhe são alheias, sofreram alterações desde 2007 devido à indefinição quanto ao tipo projecto (EB1 ou Centro Escolar) e que só em 2008 foi decidido que seria Centro Escolar.Por isso, o projecto teve que ser todo alterado (pela 3ªvez) e só agora a obra se encontra em Concurso.
Anónimo.

Anónimo disse...

A propósito da campanha suja que o "profeta do mal" de Maximinos, chamado Sr.Esteves Ferreira do Candidato forjado do Bloco Esquerda, tem andado para aqui a escrever contra o Presidente João Seco-Maximinos:- sabiam que foram 5os Partidos politicos que esse Sr.já representou na Assembleia Freguesia(MDP/CDE,CDU,PS,PSD e Bloco)? - Qual será o próximo!?
Porque não vem para os jornais denunciar as alegadas irregularidades que acusa?
- Se já o fez nos Tribunais, como dizem, porque não revela o teor das decisões judiciais proferidas?
- No caso do S.Gregório, onde está a seriedade do Sr.Esteves Ferreira,quando veio para os jornais e andou pela freguesia a espalhar cartazes contra Junta, Igreja e Padre freguesia, a defender aquele patrimonio como propriedade publica (onde tem interesse familiar na casa existente no S.Gregorio), quando depois a Comissão-Festas veio provar com documentos historicos que não deixam dúvidas quanto à propriedade privada (escritura imóvel)?
- Assisti a uma Reunião Assembleia Freguesia(AF) e jurei nunca mais lá voltar, porque o "terror" que esse Sr. espalhou lá dentro (insinuações, provocações pessoais e tentativa de violar as normas Regimento da AF) foi de uma "baixeza" tal, que é impossivel assitir a pior espectáculo degradante como aquele.
- Lembram-se daquela noticia do CM acerca do busto Pe.Lira vandalizado, em que o Sr.Esteves acusava o Presidente Junta por este não ter chamado a Judiciária, quando compete à PSP (que estava no local) fazê-lo em função da gravidade do acto? - esta é mais uma que consta no "Bloco" dos ignorantes.
Por fim, aconselhava o Bloco Esquerda-Braga a criar um curso de formação "Novas Oportunidades - Cultural e Politica" para aqueles que constam no tal "Bloco"

Anónimo disse...

Sr. Esteves Ferreira,tendo em conta informações crediveis que disponho sobre assunto, porque razão durante esta legislatura de 4anos, o Sr nunca questionou o executivo acerca do estado da escola EB1-Maximinos e vem agora, próximo das Eleições, criticar quem vai executar a velha aspiração da comunidade escolar?
Chama-se a isto "oportunismo politico" e "chincana politica"
Anónimo

Anónimo disse...

Como membro Assembleia Freguesia Maximinos(entendo não identificar-me porque posso ser atingido também por inverdades)importa que o "malabarista" Sr.Esteves Ferreira - o tal que apareceu na foto com uma estante de livros atrás, no "jornal Balcão" (sabem com certeza qual é a intenção!!)-esclareça lá com verdade, para ver se a sua credibilidade como Candidato politico aumenta(ganha votos):
- Explique lá aos Maximinenses o que esteve na origem da má situação financeira do "Inter da Boavista",no tempo em que o Sr. era Dirigente?
- Conte lá o teor da decisão judicial proferida pelo Tribunal Administrativo de Braga acerca da queixa que o Sr. fez contra o Sr.Presidente Junta de " ter mudado marcos no S.Gregório" ?(incrivél esta acusação sobre quem nada tem haver com o S.Gregório e muito menos com a sua gestão).
- Conte lá - como politico que quer passar a ideia de muito interessado nos problemas da freguesia - porque razão não apresentou qualquer proposta na Assembleia Freguesia durante estes 4 anos de legislatura?
- Em relação à EB1-Maximinos, porquê durante esta legislatura nunca ter levantado a questão das obras nesta escola e vem agora associar-se ao problema? - é fácil perceber!!...
- Em relação à "Comissão Toponimia" constituida na AF, em que o Sr.Esteves era um dos membros,explique lá aos Maximinenses, porque razão não compareceu em nenhuma das acções programadas para o efeito?
- Explique lá aos Maximinenses, porque razão andou durante muito tempo a defender, públicamente e na Assembleia freguesia, a causa do S.Gregório (alegando ser propriedade publica por causa de interesse familiar na habitação de seu familiar residente), quando este comportamento viola o artº4 da "Lei dos Estatutos dos Eleitos locais" ?
- Quanto às acusações, neste BLOG, de alegadas irregularidades cometidas pela Junta, divulgue lá o teor das decisões judiciais que estão na sua posse!! - ou será que não convém revelar a postura de seriedade e transparência que caracterizaram a acção dos membros executivo da Junta??
- Por fim, também gostaria que o Sr.Esteves explicasse aos Maximinenese, para que possam avaliar a sua credibilidade, cultura geral e politica, porque razão violou o Artº5 da Lei 169/99 na apresentação da sua "Candidatura-Bloco Esquerda" às próximas Autárquicas, conforme consta da notificação-Tribunal (por insuficêencia de Candidatos suplentes) - terá sido por falta de formação?

Anónimo disse...

Precisa-se futuro Candidato a Maximinos pelo "MMS" para autárquicas-2013. Se tem experiencia multi-partidária e procura "tacho",então contacte a nossa Sede em Braga, situada no Edif. Cairense