17 junho, 2009

Festas da cidade - A mensagem do presidente

Caros Amigos,

Eis-nos em mais uma edição das Festas da Cidade, momento de particular significado para todos os Bracarenses enquanto tempo de diversão e de evocação do popular São João.

Embora continuem a privilegiar a tradição mais popular, que faz da cidade uma grande aldeia e a que todos acabamos por aderir mais ou menos efusivamente, as Festas de São João são também um momento solene para, na sua componente mais profana, evocar uma personalidade ou apresentar um novo equipamento público.

Pois, assim vai acontecer agora. O Município de Braga volta a fazer justiça à memória de alguém que muito contribuiu para o brilho destas festas populares. O busto do Mestre José Veiga mais não é que uma forma de lhe expressarmos postumamente, como o fizemos em vida, todo o nosso agradecimento pelo empenho que disponibilizou à causa “pública” de tornar ainda mais alegres as ruas da cidade, designadamente no contexto destas festas. Para a posteridade, o nosso obrigado. (Finalmente uma homenagem justa, feita pelo município bracarense. Este insigne bracarense sim, merece até uma estátua).

Quanto à “nova tradição”, a abertura ao usufruto público de um novo equipamento municipal, permitam-me ressalve na circunstância o arranjo urbanístico do topo norte da Avenida da Liberdade. Pela sua localização, no epicentro do espaço que serve de palco principal às festas, a nova praça tem nestes dias a sua prova de fogo: é sujeita à apreciação dos Bracarenses e de quantos nos visitam, impondo igualmente, pelas suas características, comportamentos cívicos mais cuidados. (Sugestão: e porque não, colocar lá um livro de reclamações à disposição dos "apreciadores" deste espaço de estilo neo-bacoco?)

Para mim, a quem coube mais esta decisão de afastar os carros do eterno conflito com os peões e assim devolver a merecida nobreza a tão linda sala de visitas, este é um investimento municipal exemplar, de que obviamente me orgulho (eu quero, posso e mando).

À Associação de Festas de São João, em quem o Município de Braga delega o complexo trabalho de programar e materializar as Festas da Cidade, os meus agradecimentos, extensivos a todo o movimento associativo concelhio que na circunstância é chamado a colaborar.
Na certeza embora de que nos encontraremos por aí (já utiliza frases à Santana Lopes...), expresso votos de que esta edição das Festas do São João nos proporcione grandes momentos de alegria e são convívio.

O Presidente da Câmara Municipal,
(Mesquita Machado)

5 comentários:

John disse...

Cool...
Very unique blog.
Fantastic pictures.

I like your blog.

Please visit:
http://moneytoon.blogspot.com

Keep blogging.
Good day.

Anónimo disse...

"Embora continuem a privilegiar a tradição mais popular, que faz da cidade uma grande aldeia"
Ora nem mais! Exactamente o que o senhor MM transformou esta cidade, uma aldeia grande. 3ª cidade com mais população, 1ª com mais população jovem mas a ideia que passa é de um atraso salazarista, uma aldeia grande.

"evocar uma personalidade ou apresentar um novo equipamento público"
Eh lá agora deu-lhe para ser honesto? Finalmente está a admitir que tudo o que faz tem sempre um interesse pessoal à mistura?

"Pois, assim vai acontecer agora. O Município de Braga volta a fazer justiça à memória de alguém que muito contribuiu para o brilho destas festas populares. O busto do Mestre José Veiga"
Ah porra, parece que me enganei. Por momentos esbugalhei os olhos a pensar que o MM tinha metido a mão na consciência. Ora bolas, não é desta... Bem, pelo menos inconscientemente passou a si mesmo um atestado onde demonstra o que é para ele tudo nesta cidade: evocar uma personalidade ou apresentar um novo equipamento público. Sendo a personalidade ele e o equipamento todas aquelas ideias que lhe saem da cabeça mas têm a mesma consistência e qualidade das coisas que lhe saem pelo rabo.

"Quanto à “nova tradição”, a abertura ao usufruto público de um novo equipamento municipal, "
Olha, mas afinal ele sempre admite que já se tornou tradiçao. Pois não? Quem me dera que todos os anos fossem anos de eleições, obras, festivais, eventos, festa e pão e circo para todos! Uma tradição já com raízes (bolorentas) na cidade, um novo equipamento para o ano das eleições!

"a nova praça tem nestes dias a sua prova de fogo: é sujeita à apreciação dos Bracarenses e de quantos nos visitam,"
Se eu vomitar nos canteiros, será que percebem que é a minha maneira de fazer a apreciação da obra ou será que ainda pensam que é apenas mais um folião que bebeu demasiado?

"impondo igualmente, pelas suas características, comportamentos cívicos mais cuidado"
Traduzido: Vejam lá se não pisam a horta que ela custa muito dinheiro!! E ponham-se a milhas, não façam muitos ajuntamentos que esta porra ainda cai abaixo. Ou acham que 3,5 milhões (que já vão em 4,9 devido a compensações) compram alguma coisa de jeito? Mais barato só nos chineses!

António Pereira disse...

Gandalata!!!......

Anibal Duarte Corrécio disse...

Vamos então colocar esse livro de reclamações na Avenida ! Um reparo desde já e geral: podia-se ter algo moderno, virado para o futuro. Mas não. Foi tudo concebido e executado à moda de uma arquitectura passadista, prenhe no imaginário do Estado Novo.Este projecto foi feito por um desenhador-orçamentista (sem desprimor para esta àrea profissional, entenda-se !)
Um abraço...Maldito

Zé de Braga disse...

Caro Aníbal:
Quanto ao livro de reclamações, servem mesmo aquelas papeleiras, que poderemos até solictiar à CMB para colocar lá uma para esse fim.

Abraço angustiado