22 junho, 2009

Aqui renasceu Braga


Após um interregno de 33 anos na transição para a democracia, os bracarenses voltam a acreditar para que as conquistas de Abril vão chegar finalmente ao seu concelho.

Foi precisamente no museu erigido em honra do insigne arcebispo D. Diogo de Sousa (1505-1532) a quem se ficaram a dever importantes medidas de remodelação urbanística em Braga, que Ricardo Rio apresentou no passado Sábado (dia 20), a sua candidatura à presidência da Câmara Municipal de Braga, perante uma plateia de cerca de um milhar de pessoas, que nem o calor (35 ºC) as fez arredar pé.

Mas a principal e bem acolhida novidade, foi a escolha do Professor Doutor Miguel Bandeira, um dos principais rostos da defesa do património histórico bracarense, para mandatário desta candidatura.

A candidatura de Ricardo Rio, começa a ser vista como supra-partidária, na qual os bracarenses dos vários sectores da sociedade civil começam a acreditar.

Os bracarenses estão fartos do compadrio, da corrupção e da inércia imprimida pelo actual elenco socialista, liderado por Mesquita Machado.

É certo que Braga cresceu, mas não se desenvolveu. É preciso devolver Braga aos bracarenses, é preciso recuperar a qualidade de vida perdida, é preciso devolver a credibilidade à Câmara Municipal de Braga.

Infelizmente, ainda se houve dizer:
  • “ele rouba mas faz”;

  • “ele é esperto que nem o tribunal consegue provar o que todos vemos com os nossos olhos (mas também nunca o declarou inocente)”;

  • “se se provar algo, ele não tem nada em seu nome (um homem sério não faz coisas destas”;

  • “eles são todos iguais, querem é ir para lá mamar como estes”;

  • “estes já não roubam mais, é melhor deixá-los lá estar”;

  • “se ele perder, lá se vai o meu emprego na TUB, o da minha mulher na CMB, dos meus 3 filhos na AGERE, etc, etc”;

Infelizmente, este é o discurso que grassa por essas aldeias fora, discurso este alimentado por quem está petrificado no poder. Apoiar este tipo de discurso, é dar cobertura à felgueirização da política, é legitimar corrupção institucionalizada, é hipotecar as gerações futuras.

Apesar do tempo perdido (33 anos), acreditamos que ainda é possível salvar o pouco que nos resta.

15 comentários:

dumemartinho disse...

Com o Miguel Bandeira como mandatário, é mais uma razão para acreditar que com o R.R. as 7 Fontes irão estar protegidas dos predadores do betão.

Anónimo disse...

“se ele perder, lá se vai o meu emprego na TUB, o da minha mulher na CMB, dos meus 3 filhos na AGERE, etc, etc”

Eu, que nem sou, nem vivo em Braga, é o que mais ouço falar...

Anónimo disse...

Em Braga o partido da treta é o PSD que resolveu, contou-me um amigo, provocar o Partido da Terra - MPT em Esposende e roubar os eleitos todos de uma freguesia inteira aquele mesmo MPT. E depois queixa-se de que o MPT concorre em Braga Porque não haveria de concorrer?! Queixa-se de quê? Do seu próprio comportamento indigno? Uma vergonha os senhores dirigentes distritais dos laranjas! E querem ganhar assim com este comportamento em Braga? Deus nos livre dos Virgílios e dos Macedos deste Concelho!

Mário Sinaleiro disse...

Caro Anónimo:
A sua intervenção está um bocado confusa. O senhor está desesperado, tal como muits outros seu compinchas.
A derrocada já começou e ela é irreversível.
Quanto aos Macedos e Virgílios, não basta dizer "deus nos livre". Aponte factos, se quer ser honesto.
Quanto ao Mesquita Machado, temos uma série de casos: colégio S. Caetano, suspeitas e enriquecimento ilícito, compadrio, corrupção, etc, etc.....e sobre isto não tem mesmo nada a dizer?

Rui disse...

Gostava de ver um debate televisivo entre os candidatos do PS e PSD à nossa câmara.
De resto, é um bocado difícil comentar alguma coisa neste blog, pois parece uma mistura entre site (semi) oficial do Ricardo Rio e o jornal O Crime.
Não me parece que este seja o caminho correcto, mas como é óbvio cada um sabe da sua vida.

Zé de Braga disse...

Caro Rui:
Respeito a sua opinião, mas não partilho da mesma.
Dqui posso deduzir que o senhor parece ter ficado muito incomodado com o teor da postagem (e não só).
Quanto à sua dificuldade em comentar alguma coisa neste blogue, lamento que não consiga arranjar argumentos ou que o teor da mesa não seja do seu agrado.

cumprimentos

Anónimo disse...

A grande treta:..."candidatos do PS e PSD à nossa câmara."
É verdade que sim, mas isto só mostra que estamos a defender e apoiar este ou aquele clube.
Porque não falar de PESSOAS? de PROJECTOS? de TRANSPARENCIA?
Ou será necessário irmos ao passado para estabelecer comparações?
António

Zé de Braga disse...

Para o anónimo da treta:
Houve um candidato que se apresentou, mostrou quem é, o que fez, o que faz e os projectos que a sua equipa tem para Braga.

É evidente que o primeiro a pôr a cabeça de fora, leva pedrada.

O PS não tem candidato. Mesquita Machado, não se define. Passeia-se de inauguração em inauguração, até arranjar motivo para colocar a frota dos TUB ao serviço dos incautos para o virem aplaudir e pedri-lhe por favor que continue com a mesma política....

Obriga os dirigentes dos clubes a penhorarem o património das colectividades, para instalar os relvados sintéticos, até houve quem atravessasse o seu património pessoal...acha isto uma forma séria de se fazer política?

Falar em transparência? Acha a política de MM transparente?
Acha a política de MM sustentável e socialmente responsável?

Poderemos constituir equipas e marcar um debate público e eu estarei presente. Já agora, eu escolho como parceiros o Farricoco e o Aíbal Corrécio (ainda não falei com eles, mas eles certametne que aceitam o desafio). O senhor, escolha lá quem você quiser. Pode até escolher o moderador....

Anónimo disse...

PGR recebe pedido para reabrir processo de Mesquita Machado
O Conselho Superior do Ministério Público sugere ao Procurador-Geral da República que reabra o inquérito ao presidente da Câmara Municipal de Braga. A Antena 1 apurou que esta decisão foi tomada na reunião desta segunda-feira do órgão e que a decisão é justificada com a reavaliação de dados do processo em que Mesquita Machado era suspeito do crime de enriquecimento ilícito. Pinto Monteiro deverá tomar uma decisão em breve, como explica a jornalista Lurdes Dias. Contactado pela Antena 1, Mesquita Machado recusou fazer qualquer comentário.
2009-06-22 21:02:10

Zé de Braga disse...

Deve ser a razão pela qual não anuncia a recandidatura....

Ele tem sido ilibado por falta de provas, mas também nunca foi provada a sua inocência.....e todos nós conhecemos o modo como tais investigações foram feitas...

Veja-se o caso do colégio dos Órfãos de S. Caetano...afinal o tribunal da relação anulou a decisão da primeira instância, de Braga..

Anónimo disse...

Caro Zé de Braga.
Peço desculpa por não ter sido claro (culpa minha)... A verdade é que se trata exactamente - a régua e esquadro - do inverso que o amigo entendeu. Repare que até referi o termo TRANSPARENCIA!
O meu comentário era referente ao do amigo Rui.
António

Anibal Duarte Corrécio disse...

ABAIXO A REACÇÃO BRACARENSE ! ABAIXO O SOCIAL-MESQUITISMO ! VIVA BRAGA ! VIVA PORTUGAL !

Rui disse...

Não estou minimamente incomodado, nem vim defender ou atacar ninguém, a nível pessoal, com o meu comentário.
Gostava de sublinhar que defendo as pessoas bem acima dos partidos, e penso mesmo que esse terá que ser o futuro da nossa democracia.
A última vez que participei activamente na vida política foi na candidatura de Manuel Alegre à Presidência da República, e não o voltarei a fazer enquando o panorama actual em Portugal se mantiver.
Também não deixa de ser um facto que o candidato Ricardo Rio é candidato pelo PSD, e não por um movimento popular espontâneo, ao qual eu daria muito mais atenção.
Parece-me apenas que há aqui algum exagero, e perseguição (com ou sem razão vamos ver, não julgar, mas avaliar nas próximas eleições).
Não tentem é passar a imagem de um pecador e de um santinho, ou um D.Sebastião que nos vai salvar.

A mudança, que sinceramente também gostava que acontecesse, não devia ser alcançada com os argumentos que mais vejo espalhados em blogs, mas sim pela positiva, com a defesa das ideias de outros candidatos/partidos.
E se o objectivo do blog é a vitória de um dos candidatos, seria bem mais interessante ler o que tem esse candidato para oferecer aos bracarenses.

Anibal Duarte Corrécio disse...

Caro anónimo ! Quer argumentos pela positiva e sustentados ? Percorra os posts deste blogue ou então se não gostar vá a BRAGA2009...Acho que o sr. está carente de uma alternativa politica na sua vida e não a encontra. Quanto a Alegre : ainda não se sente enganado ? ainda não percebeu que ali o que há é vaidade, penacho...e muita, muita poesia (aliás boa) ?

Anónimo disse...

Querem alternativa?
bracara2013.blogspot.com